Autoestima, estresse e a relação com a criança interior

Autores

  • Graça Martini Doutora em Terapia de família e coordenadora e intervisora do Polo Formador. CAIFCOM - Centro de Ensino, Pesquisa e Atendimento do Indivíduo, Família e Comunidade e Faculdade Evangélica do Meio Norte. Porto Alegre – RS – Brasil.
  • Ana Lúcia de Moraes Horta UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Enfermagem. São Paulo – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v12i0.9812

Palavras-chave:

Autocuidado, Autoestima, Estresse psicológico, Terapia,

Resumo

O objetivo desse estudo foi compreender a relação da criança interior com a autoestima e com o estresse do participante do Curso Cuidando do Cuidador. Foram avaliados onze participantes por meio do grupo focal, realizado após a semana de curso. Para analisar as opiniões coletadas foi utilizado o programa Qualiquantisoft, um software desenvolvido por Lefèvre e Lefèvre, cuja metodologia é denominada de Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Mediante análise foi comprovado que, após a participação do curso, os sujeitos alcançaram melhora em sua autoestima, reduziram estresse a partir do encontro com a criança interior. Os resultados apontaram, também, para uma maior propensão à resiliência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01/06/2016

Como Citar

MARTINI, G.; HORTA, A. L. de M. Autoestima, estresse e a relação com a criança interior. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 12, 2016. DOI: 10.26673/tes.v12i0.9812. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9812. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.