A construção da escola inclusiva a partir da consultoria técnica especializada
DOI:
https://doi.org/10.26673/tes.v7i0.9558Palavras-chave:
Educação inclusiva, Consultoria técnica, Ensino comum,Resumo
O presente artigo descreve uma experiência que aponta para o promissor caminho da colaboração entre consultoria técnica especializada em educação especial e inclusiva e o ensino regular. A educação inclusiva conforme prevista na legislação nacional requer uma ressignificação da escola para que possa oferecer ensino de qualidade para todos sem distinção de qualquer natureza. A consultoria colaborativa tem sido apontada pela literatura como um modelo de suporte para apoiar o processo de transformação da escola, e nesta perspectiva a Secretaria Municipal de Educação de Bauru, que desde 2005 desenvolve um projeto na perspectiva da inclusão, adotou essa prática e trabalhou com uma consultoria que ofereceu subsídios técnicos, pedagógicos e teóricos para as escolas e para equipe da Divisão de Ensino Especial que gerencia o trabalho inclusivo na rede de ensino consolidando assim um trabalho inclusivo. Em doze meses de trabalho muitas ações foram realizadas no sentido de reestruturação, acomodação e consolidação do projeto de inclusão do município, o que demonstrou a importância de tal ação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.