O BOOKTUBE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES: ANÁLISE DE DUAS VÍDEO-RESENHAS SOBRE O ROMANCE A VEGETARIANA

BOOKTUBE IN THE PROCESS OF READERS FORMATION: ANALYSIS OF TWO LITERARY VIDEO-REVIEWS ON THE ROMANCE THE VEGETARIAN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v16i1.17810

Palavras-chave:

Semiótica francesa. Booktube. Formação de leitores. Vídeo-resenhas. A Vegetariana.

Resumo

O universo de vídeo-resenhas literárias na plataforma YouTube é conhecido como booktube, e os influenciadores digitais que as apresentam como booktubers. Eles têm sido importantes propulsores da leitura e da formação de leitores nos últimos anos. A pesquisa que deu origem a este trabalho teve como objetivo analisar duas vídeo-resenhas literárias sobre o romance coreano A Vegetariana, de Han Kang, disponíveis nos canais “Ler antes de morrer”, de Isabella Lubrano, e “Tiny Little Things”, de Tatiana Feltrin. Empregando o percurso gerativo do sentido, advindo da metodologia da semiótica francesa (GREIMAS; COURTÉS, 1979), analisou-se a forma como a obra é resumida nessas resenhas, procurando depreender quais elementos do romance as influenciadoras escolheram apresentar e qual é o papel desses elementos no sentido global de cada resenha. Além disso, foi feita uma comparação entre os vídeos, a fim de verificar quais são as estratégias de convencimento empregadas por cada booktuber, que procuram conferir ao enunciatário um “querer-ler” ou um “não-querer-ler” a obra em questão.

Biografia do Autor

Giulia Yumi Tonhi Hashimoto, Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

Graduanda em Letras - Português e Letras - Português como Segunda Língua/Língua Estrangeira pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realizou pesquisa de Iniciação Científica por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Unicamp, em que, através da Semiótica Discursiva, analisou vídeo-resenhas produzidas na plataforma YouTube pela comunidade Booktube. Atualmente faz parte do projeto "Trajetórias de vidas periféricas: a violência entre o extraordinário e o ordinário em narrativas autobiográficas", com bolsa FAPESP, e desenvolve trabalho de conclusão de curso sobre tradução intersemiótica.

Dayane Celestino de Almeida, Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

Professora do Departamento de Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. Fez Doutorado, Mestrado e Graduação em Linguística na Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Linguística, com interesse principalmente em Semiótica do Texto e do Discurso e Sociolinguística. Atua nos seguintes temas: semiótica e literatura, semiótica e poesia, linguística forense, estilos, sociolinguística, leitura e produção de textos, epistemologia linguística, linguagem e surdez.

Downloads

Publicado

10/07/2023

Edição

Seção

Varia