Visões de sonhos: os estados de alma no limiar da vida e da morte
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v7i1.1836Palavras-chave:
semi-simbolismo, simulacro, cultura popular, mitologia, semi-simbolism, simulacrum, pop culture, mythologyResumo
Este texto visa compreender os sistemas de significação da indústria cultural contemporânea por meio da teoria semiótica greimasiana. O objeto selecionado para análise é a narrativa seqüencial das histórias em quadrinhos (HQs). Entre as várias HQs de caráter adulto, publicadas na contemporaneidade, este trabalho destaca, como corpus, a série Sandman, cujas personagens são figurativizações de mitos da Antigüidade. O texto pretende estudar os aspectos semi-simbólicos no plano de expressão visual e também seu caráter icônico. O objetivo é entender como os mitos da Antigüidade, com toda sua carga de significados, são projetados em simulacros passionais e reconstruídos pela indústria cultural contemporânea. A respeito dos mitos, é possível formular uma configuração semântica de natureza patêmica que instaura uma nova mitologia e influi tanto no campo cognitivo quanto no campo afetivo do leitor.Downloads
Publicado
25/08/2009
Edição
Seção
Artigos
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