Visões de sonhos: os estados de alma no limiar da vida e da morte
DOI :
https://doi.org/10.21709/casa.v7i1.1836Mots-clés :
semi-simbolismo, simulacro, cultura popular, mitologia, semi-simbolism, simulacrum, pop culture, mythologyRésumé
Este texto visa compreender os sistemas de significação da indústria cultural contemporânea por meio da teoria semiótica greimasiana. O objeto selecionado para análise é a narrativa seqüencial das histórias em quadrinhos (HQs). Entre as várias HQs de caráter adulto, publicadas na contemporaneidade, este trabalho destaca, como corpus, a série Sandman, cujas personagens são figurativizações de mitos da Antigüidade. O texto pretende estudar os aspectos semi-simbólicos no plano de expressão visual e também seu caráter icônico. O objetivo é entender como os mitos da Antigüidade, com toda sua carga de significados, são projetados em simulacros passionais e reconstruídos pela indústria cultural contemporânea. A respeito dos mitos, é possível formular uma configuração semântica de natureza patêmica que instaura uma nova mitologia e influi tanto no campo cognitivo quanto no campo afetivo do leitor.Téléchargements
Publiée
25/08/2009
Numéro
Rubrique
Articles
Licence
Les auteurs des travaux approuvés acceptent de céder aux CASA les droits non exclusifs de publication et restent libres de diffuser ses textes par d’autres moyens pour autant qu’ils mentionnent la publication de la première version dans la revue. Ils autorisent également la revue à céder son contenu à la reproduction dans des catalogues, des dépôts et similaires. La traduction dans une autre langue sans l’autorisation écrite de l’Éditeur, en accord avec la Commission Éditoriale, est interdite.