A RELAÇÃO ENTRE FORMAS SEMÂNTICAS E FORMAS PLÁSTICAS: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE DESENHOS

THE RELATIONSHIP BETWEEN SEMANTIC FORMS AND PLASTIC FORMS: A SEMIOTIC ANALYSIS OF DRAWINGS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v16i2.18497

Palavras-chave:

Semiótica. Categorias. Semissimbolismo. Desenhos

Resumo

O mundo é visto pelas pessoas de maneira distinta. É a partir disso que são elaboradas as diferentes representações artísticas. Os artistas mostram a sua própria interpretação e promovem uma reflexão no interlocutor. O presente trabalho tem como objeto de estudo corpora plásticos, desenhos de um artista brasileiro contemporâneo. A realização da análise adota como linha de pesquisa a teoria semiótica francesa de Greimas (1973), apresentamos as pesquisas de autores que conceituam o percurso gerativo de sentido e seus níveis. No que se refere ao estudo dos objetos semissimbólicos, a base se constrói a partir de Pietroforte (2020, 2021) e, para a semiótica visual, em Floch (1993). Este trabalho apresenta como objetivo estudar o processo semiótico e as categorias da semiótica plástica presentes nos corpora selecionados. A análise tem a finalidade de compreender a relevância das denúncias sociais presentes nas obras.
A metodologia é de abordagem qualitativa, caráter bibliográfico e de análise de corpora. Este trabalho é mais um exemplo de que qualquer material textual pode se tornar um objeto para uma análise semiótica. Conseguimos analisar o semissimbolismo, além de apresentar as reflexões nos desenhos. Este artigo se encerra com a perspectiva de que as imagens são obras riquíssimas e proporcionam uma reflexão sobre ser humano e ocupar um lugar no mundo.

Biografia do Autor

Edna Silva Faria, UFG - Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (1991), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2005) e Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Letras - Departamento de Linguística e Língua POrtuguesa - da Universidade Federal de Goiás (2010-presente), Coordenadora dos cursos de Letras: Português - Licenciatura e Bacharelados em Estudos Literários e Linguística.Tem experiência na área de Letras (Linguística), com ênfase em Análise do Discurso e Semiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discurso, semiótica, comunicação, literatura e educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa GESEM - Grupo de Pesquisa e Estudos em Semiótica.

Downloads

Publicado

06/12/2023

Edição

Seção

Varia