A MULTIMODALIDADE EM LOJAS PARA FESTAS INFANTIS: ANÁLISE DO DISCURSO VISUAL E ESPACIAL

MULTIMODALITY IN STORES FOR CHILDREN’S PARTIES: VISUAL AND SPATIAL DISCOURSE ANALYSIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v17i1.18669

Palavras-chave:

Festa. Infância. Loja de produtos. Multimodalidade.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objeto de estudo foi a multimodalidade em lojas de produtos para festas infantis. No contexto brasileiro, ainda existe uma concepção de texto arraigada ao verbal, necessitando promover uma leitura além do verbal, considerando essas lojas como textos. O objetivo foi investigar os significados e discursos sobre infância que são comunicados nesses textos espaciais. É uma pesquisa ancorada em Hodge e Kress (1988), Van Leeuwen (2005), Kress e Van Leeuwen (2001, 2006), Ravelli e McMurtrie (2016), entre outros. A pesquisa é de abordagem qualitativa e interpretativa, utilizando-se da pesquisa de campo como procedimentos de coleta de dados. Estes foram analisados pelas lentes da Gramática do Design Visual e da Análise do Discurso Espacial. Os resultados apontam discursos implícitos a favor de uma infância festiva, temática e consumista.

Biografia do Autor

Cláudia Regina Ponciano Fernandes, IFPB – Instituto Federal da Paraíba

Professora de língua inglesa do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia, campus Guarabira. Possui mestrado em Linguística , especialização em língua inglesa e graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Possui experiência profissional em institutos de idiomas, em escolas privadas, em escolas públicas da Paraíba e no Ensino a Distância. Doutora em Linguística na área de concentração Linguística e Práticas Sociais da Universidade Federal da Paraíba, membro do Grupo de Pesquisa em Semiótica Visual e Multimodalidade (UFPB) e Ensino e Aprendizagem de Línguas (IFPB). Entre os temas de seu interesse estão: discurso multimodal em textos do cotidiano, anglicismos e imagens na publicidade, projetos de pesquisa para TCC.

Maurício Silva do Nascimento, IFPB – Instituto Federal da Paraíba

Discente de graduação do  Curso Superior de Tecnologia em  Gestão Comercial no IFPB, campus Guarabira.

Ana Isabela Fernandes Alves, IFPB – Instituto Federal da Paraíba

Discente de graduação do  Curso Superior de Tecnologia em  Gestão Comercial no IFPB, campus Guarabira.

Jandeilson Lira Rocha, IFPB – Instituto Federal da Paraíba

Discente de graduação do  Curso Superior de Tecnologia em  Gestão Comercial no IFPB, campus Guarabira.

Downloads

Publicado

24/07/2024

Edição

Seção

Artigos