A MULTIMODALIDADE EM LOJAS PARA FESTAS INFANTIS: ANÁLISE DO DISCURSO VISUAL E ESPACIAL
MULTIMODALITY IN STORES FOR CHILDREN’S PARTIES: VISUAL AND SPATIAL DISCOURSE ANALYSIS
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v17i1.18669Palavras-chave:
Festa. Infância. Loja de produtos. Multimodalidade.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objeto de estudo foi a multimodalidade em lojas de produtos para festas infantis. No contexto brasileiro, ainda existe uma concepção de texto arraigada ao verbal, necessitando promover uma leitura além do verbal, considerando essas lojas como textos. O objetivo foi investigar os significados e discursos sobre infância que são comunicados nesses textos espaciais. É uma pesquisa ancorada em Hodge e Kress (1988), Van Leeuwen (2005), Kress e Van Leeuwen (2001, 2006), Ravelli e McMurtrie (2016), entre outros. A pesquisa é de abordagem qualitativa e interpretativa, utilizando-se da pesquisa de campo como procedimentos de coleta de dados. Estes foram analisados pelas lentes da Gramática do Design Visual e da Análise do Discurso Espacial. Os resultados apontam discursos implícitos a favor de uma infância festiva, temática e consumista.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores dos trabalhos aprovados concordam em ceder aos CASA os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.