A MULTIMODALIDADE EM LOJAS PARA FESTAS INFANTIS: ANÁLISE DO DISCURSO VISUAL E ESPACIAL
MULTIMODALITY IN STORES FOR CHILDREN’S PARTIES: VISUAL AND SPATIAL DISCOURSE ANALYSIS
DOI :
https://doi.org/10.21709/casa.v17i1.18669Mots-clés :
Festa. Infância. Loja de produtos. Multimodalidade.Résumé
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objeto de estudo foi a multimodalidade em lojas de produtos para festas infantis. No contexto brasileiro, ainda existe uma concepção de texto arraigada ao verbal, necessitando promover uma leitura além do verbal, considerando essas lojas como textos. O objetivo foi investigar os significados e discursos sobre infância que são comunicados nesses textos espaciais. É uma pesquisa ancorada em Hodge e Kress (1988), Van Leeuwen (2005), Kress e Van Leeuwen (2001, 2006), Ravelli e McMurtrie (2016), entre outros. A pesquisa é de abordagem qualitativa e interpretativa, utilizando-se da pesquisa de campo como procedimentos de coleta de dados. Estes foram analisados pelas lentes da Gramática do Design Visual e da Análise do Discurso Espacial. Os resultados apontam discursos implícitos a favor de uma infância festiva, temática e consumista.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Les auteurs des travaux approuvés acceptent de céder aux CASA les droits non exclusifs de publication et restent libres de diffuser ses textes par d’autres moyens pour autant qu’ils mentionnent la publication de la première version dans la revue. Ils autorisent également la revue à céder son contenu à la reproduction dans des catalogues, des dépôts et similaires. La traduction dans une autre langue sans l’autorisation écrite de l’Éditeur, en accord avec la Commission Éditoriale, est interdite.