ÍNDICE METONÍMICO EM MOISÉS PATRÍCIO

METONYMIC INDEX IN MOISÉS PATRÍCIO’S WORK

Autores

  • Leandro Passos Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil
  • Luana Passos Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v18i1.19972

Palavras-chave:

Cultura negro-brasileira. Fotografia. Metonímia. Moisés Patrício. Poética.

Resumo

O presente artigo propõe uma análise da fotografia da série Aceita? de Moisés Patrício, a partir de uma articulação teórico-crítica entre semiótica visual e estudos étnico-raciais. A imagem é interpretada como signo metonímico de exclusão e resistência negra. A teoria de Charles Sanders Peirce (1977) fundamenta a leitura dos signos visuais por meio da categoria de signos. Roland Barthes (1984) contribui com a noção de punctum, que evidencia a força subjetiva do detalhe sensível. Jean-Marie Floch (1985, 1990, 2025) fornece as categorias plásticas – eidéticas, cromáticas e topológicas – para leitura do plano da expressão. Sueli Carneiro (2005), por sua vez, é referência para a compreensão da imagem como denúncia do epistemicídio e das tecnologias de racialização. A fotografia é lida como enunciação visual insurgente, que convoca o olhar a partir da corporeidade negra e da estética da contenção. Outros autores também foram utilizados para a análise deste texto, tais como Kossoy (2001), Munanga (2019), Leda Maria Martins (2021), Milton Santos (2009), De Freitas Santos (2022), Passos (2012) e Dubois (1994).

Biografia do Autor

Luana Passos, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus de São José do Rio Preto - na linha de pesquisa História, Cultura e Literatura com estudos sobre literatura de matriz africana para crianças e jovens. Possui mestrado em Estudos Linguísticos, área de Análise Linguística (Oralidade e Letramento) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/IBILCE/SJRP-2011), graduação em Pedagogia pela mesma Instituição (2008). Formadora de Professores da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto (SP), em 2016, com o tema Cultura e a História Africana e Afro-brasileira atendendo as práticas pedagógicas na perspectiva da Lei Federal n 10.639; e em 2020 no Ciclo I do Ensino Fundamental. Atuou como formadora de professores Alfabetizadores/Ensino Fundamental e da Educação Infantil em Linguagem e Língua Portuguesa no programa do MEC Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (MEC/PNAIC/UNESP/São José do Rio Preto).  Desenvolveu a atividade de vice coordenadora e pesquisadora do NUPE - Núcleo Negro da UNESP para Pesquisa e Extensão - NUPE/UNESP/IBILCE. Integra do grupo de pesquisa Gênero e Raça (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0849554280348877). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização e Letramento, Linguística, Prática de ensino, Convenções ortográficas, Aquisição da escrita, Práticas Pedagógicas na perspectiva da Lei Federal n 10.639, Literatura infanto-juvenil de matriz africana e afro-brasileira, mitos, mitologia e lendas afro-brasileiros. 

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Publicado

01/07/2025

Edição

Seção

Artigos