ÍNDICE METONÍMICO EM MOISÉS PATRÍCIO

METONYMIC INDEX IN MOISÉS PATRÍCIO’S WORK

Autores/as

  • Leandro Passos Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil
  • Luana Passos Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v18i1.19972

Palabras clave:

Cultura negro-brasileira. Fotografia. Metonímia. Moisés Patrício. Poética.

Resumen

O presente artigo propõe uma análise da fotografia da série Aceita? de Moisés Patrício, a partir de uma articulação teórico-crítica entre semiótica visual e estudos étnico-raciais. A imagem é interpretada como signo metonímico de exclusão e resistência negra. A teoria de Charles Sanders Peirce (1977) fundamenta a leitura dos signos visuais por meio da categoria de signos. Roland Barthes (1984) contribui com a noção de punctum, que evidencia a força subjetiva do detalhe sensível. Jean-Marie Floch (1985, 1990, 2025) fornece as categorias plásticas – eidéticas, cromáticas e topológicas – para leitura do plano da expressão. Sueli Carneiro (2005), por sua vez, é referência para a compreensão da imagem como denúncia do epistemicídio e das tecnologias de racialização. A fotografia é lida como enunciação visual insurgente, que convoca o olhar a partir da corporeidade negra e da estética da contenção. Outros autores também foram utilizados para a análise deste texto, tais como Kossoy (2001), Munanga (2019), Leda Maria Martins (2021), Milton Santos (2009), De Freitas Santos (2022), Passos (2012) e Dubois (1994).

Biografía del autor/a

Luana Passos, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus de São José do Rio Preto - na linha de pesquisa História, Cultura e Literatura com estudos sobre literatura de matriz africana para crianças e jovens. Possui mestrado em Estudos Linguísticos, área de Análise Linguística (Oralidade e Letramento) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/IBILCE/SJRP-2011), graduação em Pedagogia pela mesma Instituição (2008). Formadora de Professores da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto (SP), em 2016, com o tema Cultura e a História Africana e Afro-brasileira atendendo as práticas pedagógicas na perspectiva da Lei Federal n 10.639; e em 2020 no Ciclo I do Ensino Fundamental. Atuou como formadora de professores Alfabetizadores/Ensino Fundamental e da Educação Infantil em Linguagem e Língua Portuguesa no programa do MEC Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (MEC/PNAIC/UNESP/São José do Rio Preto).  Desenvolveu a atividade de vice coordenadora e pesquisadora do NUPE - Núcleo Negro da UNESP para Pesquisa e Extensão - NUPE/UNESP/IBILCE. Integra do grupo de pesquisa Gênero e Raça (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0849554280348877). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização e Letramento, Linguística, Prática de ensino, Convenções ortográficas, Aquisição da escrita, Práticas Pedagógicas na perspectiva da Lei Federal n 10.639, Literatura infanto-juvenil de matriz africana e afro-brasileira, mitos, mitologia e lendas afro-brasileiros. 

Publicado

01/07/2025

Número

Sección

Artigos