<i>Viola, meu bem</i>: o arranjo na construção do sentido da canção

Autores

  • Peter Dietrich

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v2i1.634

Palavras-chave:

discurso lingüístico-melódico, arranjo, canção, construção do sentido, linguistic and melodic text, arrangement, song, construction of the meaning.

Resumo

Lançado por Caetano Veloso em 1973, o LP “Araçá Azul” é um importante acontecimento na história da música brasileira. Ele representa um marco na produção da “canção experimental”. Em suas faixas podemos observar a intensa utilização de técnicas de arranjo não convencionais: manipulação sonora em estúdio, colagens e sobreposições. Muito mais do que fornecer elementos de apoio para o discurso lingüístico-melódico, o arranjo é o principal responsável pela organização das informações apresentadas. A análise de “Viola, meu bem”, primeira faixa do LP, é o ponto de partida para a compreensão do arranjo como estratégia fundamental na construção do sentido de canções experimentais. Palavras-chave: Discurso Lingüístico-Melódico. Arranjo. Canção. Construção do Sentido.

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Publicado

10/03/2008

Edição

Seção

Artigos