DA ANÁLISE SEMIÓTICA À AULA DE LEITURA: O PERCURSO GERATIVO NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Sonia Merith-Claras UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v11i2.6544

Palavras-chave:

Ensino, Leitura, Produção de sentidos, Semiótica.

Resumo

O desenvolvimento do aluno, enquanto leitor competente, ainda é um objetivo a ser atingido no ensino, a contar pelos dados em avaliações realizadas no país, nas quais os estudantes ficam abaixo da média esperada. Diante deste contexto, nosso propósito, no texto em pauta, é apresentar uma proposta de aula de leitura, desenvolvida no período de doutoramento, cuja metodologia prioriza a produção de sentidos por parte do aprendiz. A teoria que embasa as discussões teóricas, bem como as atividades realizadas, é a Semiótica de linha francesa, proposta por A. J. Greimas. Para este trabalho, apresentamos um recorte das análises desenvolvidas acerca do texto “Metonímia, ou a vingança do enganado – drama em três quadros”, de Rachel de Queiroz, priorizando o nível narrativo do percurso gerativo do sentido. As atividades elaboradas e, posteriormente, aplicadas em sala, versam sobre as questões apontadas durante a análise do texto, levando, desta forma, as contribuições do percurso gerativo do sentido para o contexto escolar. A partir das aulas ministradas, foi possível verificar que a Semiótica pode ser incorporada ao ensino, enquanto arcabouço teórico-metodológico, para o desenvolvimento de atividades que visam à produção de sentidos de diferentes textos. Cabe destacar, ainda, que faremos uma articulação entre a Semiótica e a metodologia de leitura denominada “Campos Lexicais”, melhor descrita no corpo do trabalho.

Biografia do Autor

Sonia Merith-Claras, UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste

Professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, departamento de Letras. Mestre (2003) e Doutora (2011) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Membro do Grupo de Pesquisa Língua & Linguagens filiada à linha de pesquisa Língua, texto e ensino. Membro do Laboratório em Estudos Linguísticos e Literários (LABELL).

Downloads

Publicado

22/01/2014

Edição

Seção

Artigos