O ENUNCIATÁRIO EM POESIAS DIGITAIS

Autores

  • Regina Souza Gomes UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v13i2.8017

Palavras-chave:

Enunciatário, Poesia digital, Interação enunciativa, Participação, Leitura

Resumo

As mudanças produzidas pelas novas práticas de relações intersubjetivas na internet, envolvendo os textos poéticos publicados na web, merecem a atenção dos estudiosos do discurso. Neste artigo, analisaremos o estatuto de participação do enunciatário de poesias digitais de língua portuguesa, a partir do quadro teórico da semiótica de linha francesa, observando seus modos de presença e práticas de leitura, apreensíveis pelos próprios enunciados. Levaremos principalmente em conta poemas que utilizam os recursos sincréticos, com animação, que o meio digital disponibiliza, publicados em diversos sites de poesia e sites oficiais de poetas disponíveis na web (sites como Errática, Zunái, Cronópios etc., e os de autores como o de Arnaldo Antunes, o de Augusto de Campos, entre outros), verificando como constituem o ciberleitor. Identificamos, na variedade de modos de leitura e de participação do enunciatário, uma tipologia que organiza em traços gerais as formas de constituição desses leitores, relativamente à competencialização cognitiva e pragmática pressuposta à leitura e à maneira como fazem face à convocação pelo enunciador à participação e à experimentação lúdica e estética dos recursos expressivos. Enfim, é preciso compreender também de que modo essas práticas de leitura se aproximam ou se distanciam das que já se fazem presentes nos textos impressos.

Biografia do Autor

Regina Souza Gomes, UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professora Associada de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

10/05/2016

Edição

Seção

DOSSIÊ “Enunciação e interação nos discursos na internet”