SLIM HAVAIANAS SANDALS. A SEMIOTIC PRODUCT DAILY ROUTE TO THE FASHION UNIVERSE: A SEMIOTIC ANALYSIS EXERCISE

Authors

  • Amanda Pires Machado UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juliana Floriano UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luiz Salomão Ribas Gomez UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Richard Perassi Luiz de Sousa UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v10i1.5272

Keywords:

Fashion product, design, symbols, promotion, semiotics reading.

Abstract

The product Havaianas sandals developed a symbolic walk-advertising, taking the form of product beach fashion, sports fashion or casual fashion. The treatment esthetic-formal of the Havaianas Slim models indicates the search for symbolic ascent and consequent expansion of the market. Also features an increase in Brand positioning so that part of their products to be accepted and used in social situations that just recently were receptive to people wearing rubber sandals. Based on Semiotic Concepts by Charles S. Peirce, this article shows the contradictory process of meaning expressed in the visual elements of Havaianas Slim sandals. Are presented the contextualization, description of the object under study and brief review of the Semiotics Theory and a reflection about  of  imagery significance of the product studied.

Author Biographies

Amanda Pires Machado, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Design e Expressão Gráfica pela UFSC (2010/2012), especialista em Comunicação Empresarial pela PUCPR (2009), graduada em Desenho Industrial (Habilitação em Programação Visual) pela UNIVILLE (2003). Integrante do Grupo de Pesquisa SIGMO: Significação da Marca, Informação e Comunicação Organizacional, da UFSC.

Juliana Floriano, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Design Gráfico pela UNIVILLE (2002), especialista em Gestão e Marketing de Moda pelo SENAC - Florianópolis (2009) e mestranda do Programa PósDesign.UFSC (2010-2012). Tem experiência em projetos de Identidade Visual, Editoriais e Promocionais. Atualmente presta serviços de consultoria em Marketing e Design e leciona as disciplinas de Materiais e Processos Gráficos, Projeto de Programação Visual, Análise Gráfica e Computação Gráfica no curso de Design da UNIVILLE, nas habilitações de Gráfico e Moda.

Luiz Salomão Ribas Gomez, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Desenho Industrial pela PUCPR (1990), mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2004). Atualmente é professor adjunto da UFSC onde coordena o Laboratório de Orientação Gráfica Organizacional - LOGO. Realizou, em 2009, Pós-Doc junto ao UNIDCOM - IADE em Lisboa com o tema 'Brand DNA'. Tem experiência na área de Design em geral, atuando principalmente nos seguintes temas: design gráfico, metodologia, branding, ensino a distância, design industrial e história em quadrinhos.

Richard Perassi Luiz de Sousa, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUCSP (2001), Mestre em Educação pela UFMS (1995), Bacharel em Desenho de Propaganda e Licenciado em Artes Plásticas pelo curso de Educação Artística da UFJF (1986). Atualmente, atua como professor associado da UFSC. Anteriormente, foi professor da UFMS. Tem experiência nas áreas de Artes Visuais, Design, Comunicação, Semiótica e Educação, desenvolvendo os seguintes temas: Semiótica Visual, Arte e Design, Identidade, Cultura e Comunicação das Marcas nas Organizações.

Published

24/08/2012

Issue

Section

Papers