SANDÁLIAS HAVAIANAS MODELO SLIM. DO PRODUTO COTIDIANO AO UNIVERSO FASHION: UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE SEMIÓTICA
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v10i1.5272Palabras clave:
Produto de moda, design, promoção simbólica, leitura semiótica.Resumen
O produto sandálias Havaianas desenvolveu um percurso simbólico-publicitário, assumindo a condição de produto moda praia, moda esportiva ou moda casual. O tratamento estético-formal determinado pelo design dos modelos Havaianas Slim indica a busca por ascensão simbólica e consequente ampliação de mercado. caracteriza também uma ampliação no posicionamento da marca, para que parte de seus produtos seja aceita e usada em situações sociais que, até recentemente, eram pouco receptivas a pessoas calçadas com sandálias de borracha. Com base em conceitos semióticos de Charles S. Peirce, este artigo indica o contraditório processo de significação expresso nos elementos visuais do modelo Slim das sandálias Havaianas. São apresentadas a contextualização, a descrição do objeto estudado, breve revisão de parte da teoria semiótica e uma reflexão sobre o processo de significação imagética do produto em estudo.
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