O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO NOS PROCESSOS DE LEITURA E DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Erivaldo Pereira do Nascimento Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v13i2.7754

Palavras-chave:

Argumentação, Ensino, Gêneros Discursivos, Análise Linguística

Resumo

Neste artigo, refletimos sobre o ensino do fenômeno da argumentação na Educação Básica, com o objetivo de demonstrar como trabalhar a argumentatividade nos processos de leitura e de análise linguística, a partir de uma concepção linguístico-discursiva desse fenômeno da linguagem humana. Trata-se, portanto, de um trabalho reflexivo e propositivo, fundamentado em duas correntes teóricas: A Teoria da Argumentação no Discurso, proposta por Perelman (1999), e a Teoria da Argumentação na Língua, de Ducrot e seus colaboradores (1987, 1988, 1994). Neste trabalho, de maneira mais específica, mostraremos como, a partir de alguns gêneros textuais, é possível trabalhar habilidades e estratégias argumentativas, na sala de aula, considerando, entre outras coisas, as estratégias argumentativas retóricas e linguísticas mais frequentes no gênero e a relação entre conteúdo e argumentatividade. Mostraremos, ainda, atividades de análise linguística em que se observa o funcionamento de determinadas estratégias argumentativas presentes na estrutura da língua.

Biografia do Autor

Erivaldo Pereira do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba

Professor do departamento de Letras do Centro de Ciências Aplicadas e Educação da UFPB - Universidade Federal da Paraíba. Credenciado ao Proling (Programa de Pós-Graduação em Linguística) e ao PROFLETRAS (Programa de Mestrado Profissional em Letras) da UFPB.

Doutor em Letras pela UFPB, Estágio de pós-doutorado em Ciências Humanas e Sociais na Univeresidad de Buenos Aires.

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Publicado

10/05/2016

Edição

Seção

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