Os actantes e os atores nos romances policiais contemporâneos <i> O Colecionador de Ossos </i> e <i>Uma Janela em Copacabana</i>
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v7i2.2212Palabras clave:
actantes, atores, romance policial, detetive, criminosoResumen
Partindo dos conceitos de actante e ator da semiótica greimasiana, analisamos o percurso narrativo dos dois sujeitos do fazer indispensáveis ao romance policial, quais sejam o criminoso e o detetive, em vinte e duas obras. Essas obras são os romances policiais mais vendidos no Brasil nos primeiros anos do século XXI – de janeiro de 2000 a fevereiro de 2007. A fim de aprofundar nossa análise, selecionamos dois romances contemporâneos e aplicamos a teoria greimasiana ao enredo, destacando os papéis actanciais desempenhados pelos sujeitos e os atores que revestem esses papéis no plano discursivo. Em relação aos romances policiais tradicionais, que seguiram o modelo proposto por Edgar Allan Poe no século XIX, as obras contemporâneas são muito divergentes, principalmente em relação ao detetive e ao criminoso. Nossa proposta neste artigo, portanto, é mostrar a importância da alteração dos actantes e atores nos romances policiais e suas consequências a esse tipo de texto.Descargas
Publicado
19/01/2010
Número
Sección
Artigos
Licencia
Los autores de los trabajos aprobados concuerdan en ceder a CASA los derechos no exclusivos de publicación, permaneciendo libres para colocar a disposición sus textos en otros medios desde que sea mencionada la publicación de la primera versión en la revista. Autorizan, además, a la revista a ceder su contenido para reproducción en indexadores, repositorios y similares. Es vedada la traducción para otro idioma sin la autorización escrita del Editor, oída la Comisión Editorial. La responsabilidad del contenido de los artículos es exclusiva de los autores.