Os actantes e os atores nos romances policiais contemporâneos <i> O Colecionador de Ossos </i> e <i>Uma Janela em Copacabana</i>
DOI :
https://doi.org/10.21709/casa.v7i2.2212Mots-clés :
actantes, atores, romance policial, detetive, criminosoRésumé
Partindo dos conceitos de actante e ator da semiótica greimasiana, analisamos o percurso narrativo dos dois sujeitos do fazer indispensáveis ao romance policial, quais sejam o criminoso e o detetive, em vinte e duas obras. Essas obras são os romances policiais mais vendidos no Brasil nos primeiros anos do século XXI – de janeiro de 2000 a fevereiro de 2007. A fim de aprofundar nossa análise, selecionamos dois romances contemporâneos e aplicamos a teoria greimasiana ao enredo, destacando os papéis actanciais desempenhados pelos sujeitos e os atores que revestem esses papéis no plano discursivo. Em relação aos romances policiais tradicionais, que seguiram o modelo proposto por Edgar Allan Poe no século XIX, as obras contemporâneas são muito divergentes, principalmente em relação ao detetive e ao criminoso. Nossa proposta neste artigo, portanto, é mostrar a importância da alteração dos actantes e atores nos romances policiais e suas consequências a esse tipo de texto.Téléchargements
Publiée
19/01/2010
Numéro
Rubrique
Articles
Licence
Les auteurs des travaux approuvés acceptent de céder aux CASA les droits non exclusifs de publication et restent libres de diffuser ses textes par d’autres moyens pour autant qu’ils mentionnent la publication de la première version dans la revue. Ils autorisent également la revue à céder son contenu à la reproduction dans des catalogues, des dépôts et similaires. La traduction dans une autre langue sans l’autorisation écrite de l’Éditeur, en accord avec la Commission Éditoriale, est interdite.