Elementos de Semiótica aplicados à canção RAP

Autores/as

  • Iara Rosa Farias UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v1i1.570

Palabras clave:

persuasão do ouvinte, RAP, canção, semiótica,

Resumen

Este artigo faz uma análise da canção RAP a partir dos conceitos advindos da Semiótica francesa. O nosso objetivo é apontar alguns mecanismos presentes nesse tipo de canção que levam à persuasão do ouvinte, fazendo-o gostar das letras e tomar o seu conteúdo como "verdadeiro". Para atingir o nosso propósito escolhemos sete canções RAP resultantes de um projeto cultural realizado na cidade de Santos/SP entre 1993 e 1994, o Rádio RAP Móvel. A fim de contextualizar o leitor apresentamos um breve histórico do RAP e do proj eto em questão, depois tratamos dos conceitos semióticos que sustentarão nosso trabalho e outros relacionados mais especificamente à canção, para finalmente elaborarmos as análises das letras.

Publicado

05/03/2008

Número

Sección

Artigos