DIÁLOGOS ACADÊMICOS, INTERAÇÕES DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v11i2.6543Palabras clave:
Semiótica discursiva, Regimes de interação, Presença, Chat.Resumen
Este trabalho, inserido nas problemáticas da sociossemiótica, discute a aprendizagem ou a construção do saber sob a perspectiva do que essa abordagem teórica concebe como regime de ajustamento. A partir de uma problematização dos modos de interação entre sujeitos, mediados ou não por objetos, analisamos situações de interação que têm lugar no espaço virtual produzidas pela mobilização de dois gêneros digitais: o do fórum, considerando a participação de discentes em um curso de graduação presencial, e o chat, em duas diferentes sessões num evento acadêmico online. A análise aponta para a possibilidade de pensar o conhecimento numa perspectiva processual e dinâmica, com a instauração de interações mais simétricas, de fazer partilhado, em que o saber se elabora como efeito de um envolvimento conjunto. Por fim, pretende apontar para usos de ferramentas digitais com implicações para a prática pedagógica.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores de los trabajos aprobados concuerdan en ceder a CASA los derechos no exclusivos de publicación, permaneciendo libres para colocar a disposición sus textos en otros medios desde que sea mencionada la publicación de la primera versión en la revista. Autorizan, además, a la revista a ceder su contenido para reproducción en indexadores, repositorios y similares. Es vedada la traducción para otro idioma sin la autorización escrita del Editor, oída la Comisión Editorial. La responsabilidad del contenido de los artículos es exclusiva de los autores.