DIÁLOGOS ACADÊMICOS, INTERAÇÕES DIGITAIS

Autores

  • Luiza Helena Oliveira da Silva UFT - Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v11i2.6543

Palavras-chave:

Semiótica discursiva, Regimes de interação, Presença, Chat.

Resumo

Este trabalho, inserido nas problemáticas da sociossemiótica, discute a aprendizagem ou a construção do saber sob a perspectiva do que essa abordagem teórica concebe como regime de ajustamento. A partir de uma problematização dos modos de interação entre sujeitos, mediados ou não por objetos, analisamos situações de interação que têm lugar no espaço virtual produzidas pela mobilização de dois gêneros digitais: o do fórum, considerando a participação de discentes em um curso de graduação presencial, e o chat, em duas diferentes sessões num evento acadêmico online. A análise aponta para a possibilidade de pensar o conhecimento numa perspectiva processual e dinâmica, com a instauração de interações mais simétricas, de fazer partilhado, em que o saber se elabora como efeito de um envolvimento conjunto. Por fim, pretende apontar para usos de ferramentas digitais com implicações para a prática pedagógica.  

Biografia do Autor

Luiza Helena Oliveira da Silva, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Professora do Curso de Letras, do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da Universidade Federal do Tocantins.

Downloads

Publicado

22/01/2014

Edição

Seção

Artigos