DIÁLOGOS ACADÊMICOS, INTERAÇÕES DIGITAIS
DOI :
https://doi.org/10.21709/casa.v11i2.6543Mots-clés :
Semiótica discursiva, Regimes de interação, Presença, Chat.Résumé
Este trabalho, inserido nas problemáticas da sociossemiótica, discute a aprendizagem ou a construção do saber sob a perspectiva do que essa abordagem teórica concebe como regime de ajustamento. A partir de uma problematização dos modos de interação entre sujeitos, mediados ou não por objetos, analisamos situações de interação que têm lugar no espaço virtual produzidas pela mobilização de dois gêneros digitais: o do fórum, considerando a participação de discentes em um curso de graduação presencial, e o chat, em duas diferentes sessões num evento acadêmico online. A análise aponta para a possibilidade de pensar o conhecimento numa perspectiva processual e dinâmica, com a instauração de interações mais simétricas, de fazer partilhado, em que o saber se elabora como efeito de um envolvimento conjunto. Por fim, pretende apontar para usos de ferramentas digitais com implicações para a prática pedagógica.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs des travaux approuvés acceptent de céder aux CASA les droits non exclusifs de publication et restent libres de diffuser ses textes par d’autres moyens pour autant qu’ils mentionnent la publication de la première version dans la revue. Ils autorisent également la revue à céder son contenu à la reproduction dans des catalogues, des dépôts et similaires. La traduction dans une autre langue sans l’autorisation écrite de l’Éditeur, en accord avec la Commission Éditoriale, est interdite.