Espectros virtuais. As dimensões do “apareSer” em comunidades virtuais de relacionamento
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v6i1.924Palabras clave:
cibercultura, identidade, imagem, representação, simulação, visibilidade midiática, cyberculture, identity, image, representation, simulation, media visibility.Resumen
Sob a ludicidade das práticas culturais associadas ao cyberspace e ao tempo real que rege os media terciários, observa-se a crescente transposição do mundo em imagens, inaugurando uma produção desenfreada de simulacros (BAUDRILLARD, 1996). À desmaterialização do espaço segue-se a do corpo (VIRILIO, 2000, 2005), adensando o fenômeno da espectralização da existência. É oportuno, portanto, que se reflita sobre o estatuto da imagem nos processos de codificação e in-formação (FLUSSER, 2007) da identidade nos espaços virtuais, observando particularmente a condição fantasmagórica (KAMPER, 2002) de ser/estar em plataformas ciberespaciais de alta visibilidade midiática, tais como o orkut. Palavras-chave: Cibercultura. Identidade. Imagem. Representação. Simulação. Visibilidade Midiática.Descargas
Publicado
11/07/2008
Número
Sección
Artigos
Licencia
Los autores de los trabajos aprobados concuerdan en ceder a CASA los derechos no exclusivos de publicación, permaneciendo libres para colocar a disposición sus textos en otros medios desde que sea mencionada la publicación de la primera versión en la revista. Autorizan, además, a la revista a ceder su contenido para reproducción en indexadores, repositorios y similares. Es vedada la traducción para otro idioma sin la autorización escrita del Editor, oída la Comisión Editorial. La responsabilidad del contenido de los artículos es exclusiva de los autores.