Espectros virtuais. As dimensões do “apareSer” em comunidades virtuais de relacionamento
DOI :
https://doi.org/10.21709/casa.v6i1.924Mots-clés :
cibercultura, identidade, imagem, representação, simulação, visibilidade midiática, cyberculture, identity, image, representation, simulation, media visibility.Résumé
Sob a ludicidade das práticas culturais associadas ao cyberspace e ao tempo real que rege os media terciários, observa-se a crescente transposição do mundo em imagens, inaugurando uma produção desenfreada de simulacros (BAUDRILLARD, 1996). À desmaterialização do espaço segue-se a do corpo (VIRILIO, 2000, 2005), adensando o fenômeno da espectralização da existência. É oportuno, portanto, que se reflita sobre o estatuto da imagem nos processos de codificação e in-formação (FLUSSER, 2007) da identidade nos espaços virtuais, observando particularmente a condição fantasmagórica (KAMPER, 2002) de ser/estar em plataformas ciberespaciais de alta visibilidade midiática, tais como o orkut. Palavras-chave: Cibercultura. Identidade. Imagem. Representação. Simulação. Visibilidade Midiática.Téléchargements
Publiée
11/07/2008
Numéro
Rubrique
Articles
Licence
Les auteurs des travaux approuvés acceptent de céder aux CASA les droits non exclusifs de publication et restent libres de diffuser ses textes par d’autres moyens pour autant qu’ils mentionnent la publication de la première version dans la revue. Ils autorisent également la revue à céder son contenu à la reproduction dans des catalogues, des dépôts et similaires. La traduction dans une autre langue sans l’autorisation écrite de l’Éditeur, en accord avec la Commission Éditoriale, est interdite.