PANDEMIA E PRÁTICA RELIGIOSA NO DISCURSO ONLINE: A SITUAÇÃO DO ENUNCIADO
PANDEMIC AND RELIGIOUS PRACTICE IN ONLINE SPEECH: THE SITUATION OF THE STATEMENT
DOI :
https://doi.org/10.21709/casa.v16i1.17578Mots-clés :
Semiótica Discursiva. Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Enunciação.Résumé
A partir da noção da pandemia como um acontecimento discursivo disfórico (BERTRAND; DARRAULT-HARRIS, 2021), nosso objetivo geral é o de analisar, com base nos preceitos da Semiótica Discursiva, a Prática de Fidelização Religiosa da Novena do Perpétuo Socorro, de Campo Grande – MS, como um fenômeno discursivo resiliente à pandemia. A partir desse preceito, nosso recorte é a gravação da novena online no canal do YouTube “Perpétuo Socorro MS”, no ano de 2020. Nosso aparato teórico-metodológico consiste na semiótica discursiva, especificamente, a partir das ferramentas de sintaxe e de semântica discursivas do percurso gerativo de sentido, a fim de identificar os efeitos enunciativos (FIORIN, 2016) da presente prática significante (FONTANILLE, 2008). Além disso, como a análise trata de um discurso online, apoiamo-nos também nos preceitos de Barros (2015), com a noção de complexidade discursiva na internet. A justificativa da escolha do objeto em questão se deu por variados motivos. O primeiro deles, devido à Novena sempre ocorrer de maneira presencial até a chegada da COVID-19, promovendo, posteriormente a ela, uma manutenção da prática, reproduzindo-se exclusivamente de maneira online no período 2020-2021. Um segundo motivo se dá pelo impacto sociocultural desse objeto, devido ser um exercício religioso ligado à rotina e à tradição religiosa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira do estado de Mato Grosso do Sul. Dos resultados obtidos, depreendemos que os sentidos enunciativos da novena transmitida online, no referido período pandêmico, resultam, dentre variados outros sentidos, na evidente quase presença do enunciatário presumido, além de evidenciar uma figurativização plena, e quase constante, da tematização pandêmica nos entremeios da prática ritualística.
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