ARNALDO ANTUNES, AGORA: semiose poética e iconicidade patêmica
DOI :
https://doi.org/10.21709/casa.v8i1.2939Mots-clés :
patemização, iconicidade, semiose poéticaRésumé
Este artigo trata do processo de patemização por meio da iconicidade na semiose poética. De acordo com Charaudeau (2000), esse processo desencadeador de emoções está ligado a representações sociodiscursivas disseminadas pela interação humana. No entanto a iconicidade (PEIRCE, 2003; JAKOBSON, s/d; SANTAELLA, 2000; SANTAELLA; NÖTH, 2005; PIGNATARI, 2004a, 2004b), ao provocar aproximações significativas baseadas na similaridade, também é propícia à exacerbação de sentimentos e sensações por colocar em evidência a Qualidade comum aos elementos aproximados. Como a semiose poética, em virtude de sua intensa motivação significativa, torna-se um meio favorável para a ocorrência do processo de patemização, dois poemas homônimos de Arnaldo Antunes intitulados “Agora” (1990 e 1993) servirão de corpus para a análise.Téléchargements
Publiée
10/09/2010
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