A semiótica como campo de análise para as representações de conceitos matemáticos

Auteurs

  • Rosana Giaretta Sguerra Miskulin UNESP – Universidade Estadual Paulista/Rio Claro
  • Rosana Maria Mendes UNESP – Universidade Estadual Paulista/Rio Claro
  • Maria Margarete R. Farias UNESP – Universidade Estadual Paulista/Rio Claro
  • Anna Regina Lanner de Moura UNICAMP – Universidade de Campinas
  • Mariana da Rocha Correa Silva UNICAMP – Universidade de Campinas

DOI :

https://doi.org/10.21709/casa.v5i2.548

Mots-clés :

Análise Semiótica, Educação Matemática, Jogos Computacionais, Atividades Exploratório-Investigativas, Software Educativo, Semiotics Analyses, Mathematics Education, Computational Games, Explore-investigative Activities, Education’s Software.

Résumé

O presente artigo busca mostrar a importância da Semiótica como campo de análise no campo da Educação Matemática. Para tanto, são apresentados excertos de duas pesquisas realizadas em programas de Pós-graduação em Educação e Educação Matemática. Assim, na perspectivada Semiótica, a pesquisa realizada por Miskulin, Moura & Silva (2003), aborda o estudo das potencialidades semióticas do ambiente Teleduc na representatividade de conceitos. Mendes (2006), investigou as estratégias utilizadas no processo de resolução de problemas matemáticos gerados pela estrutura, ação e mediação pedagógica com o jogo computacional Simcity 4. Palavras-chave: Análise Semiótica. Educação Matemática. Jogos Computacionais. Atividades Exploratório-Investigativas. Software Educativo.

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Publiée

04/03/2008

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