DÚVIDA E PERCURSO TRANSGRESSIVO:UMA ANÁLISE DE CENA DO LONGA-METRAGEM <i>DÚVIDA</i>
DOI :
https://doi.org/10.21709/casa.v10i2.5586Mots-clés :
Dúvida, Percurso Transgressivo, Modalidades Epistêmicas, Crer, Saber, Fé.Résumé
Dentro do domínio teórico da Semiótica da Escola de Paris, a dúvida é definida como uma categoria modal diretamente relacionada às modalidades epistêmicas e às atividades cognitivas empreendidas pelo sujeito para saber ou conhecer algo sobre o seu mundo. Mais especificamente, Fontanille, em “Un point de vue sur ‘croire’ et ‘savoir’”, artigo de 1982, ao delimitar dois universos de racionalidade, um referente ao crer e o outro, ao saber, aponta a dúvida como uma operação cognitiva própria do universo do crer, visto que a operação equivalente no universo do saber seria a contestação. Ainda segundo o autor, esses dois universos pressupõem juntos um mesmo sujeito cognitivo, suscetível alternadamente ao crer e ao saber, e que passa de um sistema a outro por meio de um percurso transgressivo. Desse modo, o presente artigo vale-se, de maneira central, das noções semióticas de dúvida e percurso transgressivo para analisar uma cena de quatro minutos do longa-metragem Dúvida, de John Patrick Shanley. A cena é constituída pelo sermão do personagem padre Flynn, interpretado por Phillip Seymore Hoffman, que tematiza a dúvida dentro da prática e da ética religiosas.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs des travaux approuvés acceptent de céder aux CASA les droits non exclusifs de publication et restent libres de diffuser ses textes par d’autres moyens pour autant qu’ils mentionnent la publication de la première version dans la revue. Ils autorisent également la revue à céder son contenu à la reproduction dans des catalogues, des dépôts et similaires. La traduction dans une autre langue sans l’autorisation écrite de l’Éditeur, en accord avec la Commission Éditoriale, est interdite.