A INTERSEMIOSE TEXTO-HISTÓRIA-CINEMA NA MINISSÉRIE <i>ROMA</i> DA HBO
DOI :
https://doi.org/10.21709/casa.v10i2.5594Mots-clés :
Relações Intersemióticas, Seriado Roma (HBO), De Bello Gallico, Cultura Material, Sequências de abertura e final.Résumé
Entre agosto de 2005 e março de 2007, foram exibidas as duas temporadas da premiadíssima minissérie ROMA, com 12 e 10 episódios respectivamente, no canal de TV por assinatura da Home Box Office (HBO). Com história assinada por vários roteiristas e diretores, co-produção da própria HBO (EUA) e BBC (Reino Unido), com apoio da RAI (Itália), e filmada em múltiplas locações, mas principalmente nos estúdios cinematográficos de Cinecittà, em Roma, célebres por terem sido sede também da obra de Federico Fellini, a minissérie retrata, na primeira temporada, a conquista das Gálias, empreendida pelo gênio militar de Caio Júlio César, e a trajetória política que o fez acumular poder de tal forma a dividir os cidadãos romanos em duas facções, uma que o apoiava, outra que o combatia, centrada sobretudo na figura do general Cneu Pompeu Magno; a segunda temporada mostra o período da guerra civil que sucedeu ao assassinato de César, com a ascensão ao poder de seu sobrinho, filho adotivo e único herdeiro, Caio Otávio Augusto, após ter sobrepujado seus rivais bem como seus aliados no triunvirato que se havia formado para perseguir e punir os assassinos de César. Tais fatos são sobejamente conhecidos e povoam a mente e a imaginação de todos os minimamente escolarizados. Assim mesmo, a série da HBO inovou não apenas pelo talento de roteiristas, diretores e atores, nem somente pelos efeitos visuais, locações, vivacidade e grandiosidade das cenas históricas – afinal, “filmes de época” em geral fazem o mesmo – mas também pela (re)construção de eventos históricos a partir da ótica de uma dupla de protagonistas dos quais pouco se conhece: os centuriões Tito Pullo (ou Pulão) e Lúcio Voreno, únicos soldados nomeados por César na obra Comentários sobre a Guerra das Gálias (Commentarii de Bello Gallico V.44). Por isso, a ficcionalização dos eventos levou em conta também diversos dados de civilização romana dispersos em obras historiográficas e que fazem parte do conhecimento moderno de cultura material, resultando num seriado de TV com estética fílmica de rara beleza e criatividade. A partir do levantamento de dados textuais, históricos e culturais reunidos na recriação fílmica do seriado, bem como da distância que caracteriza o espaço criativo na dimensão do intervalo entre eles, este trabalho objetiva salientar dois momentos privilegiados das estratégias visual e narrativa do seriado: a sequência dos créditos de abertura e as cenas finais da primeira temporada de Roma da HBO.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs des travaux approuvés acceptent de céder aux CASA les droits non exclusifs de publication et restent libres de diffuser ses textes par d’autres moyens pour autant qu’ils mentionnent la publication de la première version dans la revue. Ils autorisent également la revue à céder son contenu à la reproduction dans des catalogues, des dépôts et similaires. La traduction dans une autre langue sans l’autorisation écrite de l’Éditeur, en accord avec la Commission Éditoriale, est interdite.