AUTORITARISMO, CONVICÇÃO E SERIEDADE: ANÁLISE DO ÉTHOS DO DISCURSO DE AUTOAJUDA PARA A TERCEIRA IDADE
AUTHORITY, CONVICTION, SERIOUSNESS: ANALYSIS OF THE ETHOS OF SELF-HELP DISCOURSE FOR THE ELDERLY
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v15i1.10210Palavras-chave:
discurso de autoajuda, terceira idade, ethos.Resumo
Neste trabalho, adotando o ponto de vista da Análise do Discurso francesa, tratamos do éthos do discurso de autoajuda para a terceira idade, isto é, da imagem que o enunciador desse discurso projeta de si ao enunciar. Para tanto, com base em estudos funcionalistas, especialmente na classificação da modalidade proposta por Hengeveld (2004), analisamos a expressão lexical da modalidade nesse discurso, o que se deve ao fato de a modalidade ser uma forma de expressão da subjetividade do enunciador. Também consideramos outros aspectos textuais, como temas e léxico empregados, a fim de identificarmos os tons presentes. A análise revela que predominam nesse discurso um tom autoritário e um tom sério. Diante desse resultado, verificamos que o discurso de autoajuda para a terceira idade tem características que o diferenciam consideravelmente do discurso de autoajuda convencional, que trata do sucesso profissional e financeiro. Entre essas diferenças, está o fato de ser um discurso bem menos otimista.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores dos trabalhos aprovados concordam em ceder aos CASA os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.