A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES ACTORIAIS NOS DISCURSOS: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA
THE CONSTRUCTION OF ACTORIAL IDENTITIES IN DISCOURSES: A SEMIOTIC APPROACH
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v16i1.17750Palavras-chave:
Identidade. Ator. Forma de vida. Homem “do lar”. Cultura brasileira.Resumo
O presente artigo tem por objetivo conduzir uma breve reflexão em torno do processo de construção das identidades actoriais nos discursos. Ancorada na Semiótica do Discurso, a reflexão focaliza, dentre outros, os conceitos de “ator” e “forma de vida”, destacando como os avanços teórico-metodológicos da disciplina permitem problematizar questões pertinentes à contemporaneidade, tais como, as transformações socioculturais em curso (e por vir). Visando operacionalizar a discussão, o artigo traz alguns resultados de uma pesquisa de doutorado que objetivou explorar a figura actorial homem “do lar” em textos da cultura de massa brasileira. A análise conduzida destaca a repetição de um lugar-comum, uma vez que, na constituição do homem “do lar”, sobressai o papel temático “pai”, a forma de vida doméstica assumida sendo o resultado da exacerbação desse papel. O artigo reforça, desse modo, a necessidade de se problematizar as enunciações midiáticas dirigidas às massas, visto que, segundo se evidenciou, elas muito pouco contribuem para a desnaturalização de práticas e papéis de gênero e para a reformulação das formas de vida, que ainda permanecem atreladas aos atores que as assumem na duração temporal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores dos trabalhos aprovados concordam em ceder aos CASA os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.