<i>FALLEN PRINCESSES</i>: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA

Autores

  • Maria do Livramento da Silva Dias UFPI – Universidade Federal do Piauí
  • Francisco Wellington Borges Gomes UFPI – Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v11i2.6552

Palavras-chave:

Semiótica, Signo, Semiose, Fotografia.

Resumo

A semiótica proposta por Charles Sanders Peirce, um modelo de análise utilizado por diferentes campos do conhecimento, defende que a linguagem organiza-se por meio de signos. De acordo com esse arcabouço teórico, a apreensão de significados se dá pela semiose, processo no qual interpretante, objeto e representamen estão encadeados em um ciclo cujas realizações repousam em categorias justapostas e distintas chamadas de primeiridade, secundidade e terceiridade. A semiótica peirciana é, portanto, a ciência da linguagem que busca desvendar os significados contidos em variados tipos de manifestações linguísticas, sejam elas imagéticas, sonoras, verbais, dentre outras. Neste trabalho, aplicamos as categorias propostas por Peirce (2010) na análise de uma fotografia do ensaio Fallen Princesses, produzido por Dina Goldstein (2013). Buscamos, após discussão teórica sobre os conceitos-chaves da semiótica peirciana, identificar os elementos da fotografia de acordo com as categorias propostas por Peirce, responsáveis pela construção dos significados da imagem.

Biografia do Autor

Maria do Livramento da Silva Dias, UFPI – Universidade Federal do Piauí

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí.

Francisco Wellington Borges Gomes, UFPI – Universidade Federal do Piauí

Doutor em Linguística Aplicada e Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí.

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Publicado

22/01/2014

Edição

Seção

Artigos