As contribuições do brinquedo de miriti na construção sócio-histórico cultural da criança: “artefato cultural”

Autores

  • Suellen Silva Rodrigues Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara
  • Andreza Marques de Castro Leão Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara
  • Márcia Cristina Argenti Perez Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras - FCLAr, Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.30715/rbpe.v19.n2.2017.10956

Palavras-chave:

Brinquedo de miriti. Artefato cultural. Relações sociais.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar o brinquedo de miriti como um artefato cultural a fim de que se possa refletir acerca de sua contribuição na construção sócio- histórico cultural da criança e no seu aprendizado. A metodologia utilizada é a abordagem qualitativa, por meio de um estudo bibliográfico. Tendo como enfoque o brinquedo de miriti como um elemento catalizador nesse processo de construção. O brinquedo do miriti é um artesanato característico da Amazônia, que faz parte do cotidiano dos ribeirinhos do Estado do Pará, sobretudo dos habitantes do município de Abaetetuba. A palmeira do miriti tem várias utilidades que representa a cultura local, tais como: tala para cestarias, palha para cobertura de casas, brinquedo de miriti entre outros. Os brinquedos ganharam notoriedade por expressar o imaginário local, com o seu colorido e leveza. Durante as festividades religiosas, principalmente, a de Nossa Senhora de Nazaré, os brinquedos de miriti recebem uma atenção especial, pois são expostos nas praças ou comercializados em girândolas. Foi criado na cidade de Abaetetuba o Festival de Miriti, popularmente conhecido como MiritiFest, com o intuito de evidenciar a produção do brinquedo e para fins comerciais. O festival recebeu tamanho destaque que foi transformado em patrimônio cultural do Estado do Pará. Por meio da construção do brinquedo este promove a interação com a natureza e sua história, e contribui para a criação de um ambiente direcionado para a construção do saber e as relações sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suellen Silva Rodrigues, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual

Andreza Marques de Castro Leão, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara

Professora do Departamento de Psicologia da Educação

Márcia Cristina Argenti Perez, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras - FCLAr, Araraquara

Professora e pesquisadora do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras, FCLAr/Unesp, Campus de Araraquara, SP. Coordenadora do GEPIFE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Família e Escolarização (UNESP/CNPq) e Tutora do PET Pedagogia MEC SESU UNESP (Programa de Educação Tutorial). Desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária nas áreas temáticas da Educação, Formação de Educadores, Infância, Ludicidade e Práticas educativas na escola e na família.Doutora em Psicologia (Ciências) pelo Programa de Pós graduação em Psicologia da Universidade de São Paulo (USP, 2004), Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP, 2000) e Pedagoga com habilitação em Deficiência Mental pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 1997). 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, 1998. 3 v.

BRANDÃO, C. R. A educação como cultura. Campinas: Mercado das Letras, 2002.

JOSENALDO JUNIOR. Eventos: Abaetetuba se prepara para a 10ª edição do miritifest. Portal Tailândia: a região conectada aqui, 16 abr. 2013. Disponível em: http://portaltailandia.com.br/para/eventos-abaetetuba-se-prepara-para-a-10a-edicao-do-miritifest/. Acesso em: 21 nov. 2017.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte, 1978.

MELLO, S. A. Cultura, mediação e atividade. In: MENDONÇA, S. G. de L.; SILVA, V. P. da; MILLER, S. (Org.). Marx, Gramsci e Vigotsky: aproximações. 2.ed. Araraquara: Junqueira & Marin, 2012.

MORAES, Y. S. Brinquedo de miriti e o desenvolvimento local no município de Abaetetuba. 2013. 120f. Dissertação (Mestrado), Núcleo do Meio Ambiente, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/bitstream/2011/6758/1/Dissertacao_BrinquedoMiritiDesenvolvimento.pdf. Acesso em: 21 nov. 2017.

PARÁ. Lei n.7.282, de 1º de julho de 2009. Declara como patrimônio cultural do Estado do Pará o “Miritifest” – Festival de Miriti de Abaetetuba e dá outras providências. Diário Oficial do Estado: n.31.453. Poder Legislativo, Pará, PA, 03 jul. 2009. Disponível em: <http://www.pge.pa.gov.br/sites/default/files/lo7282.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2017.

SANTOS, I. N. L. Matemática e cultura amazônica: representações do brinquedo de miriti. 2012. 102f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/bitstream/2011/3806/1/Dissertacao_MatematicaCulturaAmazonica.pdf. Acesso em: 21 nov. 2017.

SILVA, C. S. Q. Brinquedo de miriti: educação, identidade e saberes cotidianos. 2012. 154f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Sociais e Educação, Universidade do Estado do Pará, Belém, 2012. Disponível em: http://www.educampoparaense.com.br/upload/arq_arquivo/2015/09/1295.pdf. Acesso em: 21 nov. 2017.

SOUZA, M. C. B. R. A concepção de criança para o Enfoque Histórico-Cultural. 2007. 154f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2007. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/Educacao/Dissertacoes/souza_mcbr_dr_mar.pdf. Acesso em: 21 nov. 2017.

VIGOTSKI, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: LEONTIEV, A. N.; LURIA, A. R.; VIGOTSKI, L. S. (Org.). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1998. p.76-98.

Downloads

Publicado

01/06/2017

Como Citar

RODRIGUES, S. S.; LEÃO, A. M. de C.; PEREZ, M. C. A. As contribuições do brinquedo de miriti na construção sócio-histórico cultural da criança: “artefato cultural”. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 19, n. 2, p. 308–320, 2017. DOI: 10.30715/rbpe.v19.n2.2017.10956. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10956. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Edição Temática