As contribuições do brinquedo de miriti na construção sócio-histórico cultural da criança: “artefato cultural”

Autores

  • Suellen Silva Rodrigues Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara
  • Andreza Marques de Castro Leão Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara
  • Márcia Cristina Argenti Perez Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras - FCLAr, Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.30715/rbpe.v19.n2.2017.10956

Palavras-chave:

Brinquedo de miriti. Artefato cultural. Relações sociais.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar o brinquedo de miriti como um artefato cultural a fim de que se possa refletir acerca de sua contribuição na construção sócio- histórico cultural da criança e no seu aprendizado. A metodologia utilizada é a abordagem qualitativa, por meio de um estudo bibliográfico. Tendo como enfoque o brinquedo de miriti como um elemento catalizador nesse processo de construção. O brinquedo do miriti é um artesanato característico da Amazônia, que faz parte do cotidiano dos ribeirinhos do Estado do Pará, sobretudo dos habitantes do município de Abaetetuba. A palmeira do miriti tem várias utilidades que representa a cultura local, tais como: tala para cestarias, palha para cobertura de casas, brinquedo de miriti entre outros. Os brinquedos ganharam notoriedade por expressar o imaginário local, com o seu colorido e leveza. Durante as festividades religiosas, principalmente, a de Nossa Senhora de Nazaré, os brinquedos de miriti recebem uma atenção especial, pois são expostos nas praças ou comercializados em girândolas. Foi criado na cidade de Abaetetuba o Festival de Miriti, popularmente conhecido como MiritiFest, com o intuito de evidenciar a produção do brinquedo e para fins comerciais. O festival recebeu tamanho destaque que foi transformado em patrimônio cultural do Estado do Pará. Por meio da construção do brinquedo este promove a interação com a natureza e sua história, e contribui para a criação de um ambiente direcionado para a construção do saber e as relações sociais.

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Biografia do Autor

Suellen Silva Rodrigues, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual

Andreza Marques de Castro Leão, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara

Professora do Departamento de Psicologia da Educação

Márcia Cristina Argenti Perez, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras - FCLAr, Araraquara

Professora e pesquisadora do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras, FCLAr/Unesp, Campus de Araraquara, SP. Coordenadora do GEPIFE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Família e Escolarização (UNESP/CNPq) e Tutora do PET Pedagogia MEC SESU UNESP (Programa de Educação Tutorial). Desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária nas áreas temáticas da Educação, Formação de Educadores, Infância, Ludicidade e Práticas educativas na escola e na família.Doutora em Psicologia (Ciências) pelo Programa de Pós graduação em Psicologia da Universidade de São Paulo (USP, 2004), Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP, 2000) e Pedagoga com habilitação em Deficiência Mental pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 1997). 

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Publicado

01/06/2017

Como Citar

RODRIGUES, S. S.; LEÃO, A. M. de C.; PEREZ, M. C. A. As contribuições do brinquedo de miriti na construção sócio-histórico cultural da criança: “artefato cultural”. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 19, n. 2, p. 308–320, 2017. DOI: 10.30715/rbpe.v19.n2.2017.10956. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10956. Acesso em: 20 abr. 2021.

Edição

Seção

Edição Temática