Historicização da educação sexual no Brasil pós PNE e BNCC

Entre embates e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v25i00.18581

Palavras-chave:

Educação Sexual, Documentos Educacionais, PNE, BNCC

Resumo

Os estudos voltados à temática da sexualidade atrelados ao âmbito escolar foram intensificados no Brasil a partir do início do século XX, e contou com inúmeros embates até ocorrer sua inserção em um documento educacional, com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Contudo, a despeito desta maior aderência a esta discussão, nos documentos norteadores educacionais, como o Plano Nacional da Educação (PNE) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o mesmo não ocorre. Isto posto, o intento do presente estudo, de ancoragem qualitativa e de cunho documental, é analisar ambos os documentos, buscando articular a sua implicância à tematização da sexualidade. Os achados obtidos acenam que estes documentos não dão margem à abordagem da sexualidade e de gênero, sendo elaborados em um cenário de intensos debates contrários a esta tematização. Enfim, faz-se necessário produzir resistência, de maneira a se possibilitar ultrapassar os embates e avançar em prol da efetivação da educação sexual nas escolas.

 

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Biografia do Autor

Adriana Marques de Castro Leão, Universidade Estadual Paulista

Mestranda em Educação Sexual no Programa de Pós-graduação em Educação Sexual. Professora da Rede Municipal de Ensino de São José dos Campos.

Andreza Marques de Castro Leão, Universidade Estadual Paulista

Docente do Departamento de Psicologia da Educação e dos Programas de Pós-graduação em Educação Sexual e Educação Escolar.

Paulo Rennes Marçal Ribeiro, Universidade Estadual Paulista

Docente dos Programas de Pós-graduação em Educação Sexual e Educação Escolar.

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Publicado

14/03/2024

Como Citar

LEÃO, A. M. de C.; LEÃO, A. M. de C.; RIBEIRO, P. R. M. Historicização da educação sexual no Brasil pós PNE e BNCC: Entre embates e possibilidades. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 25, n. 00, p. e024002, 2024. DOI: 10.30715/doxa.v25i00.18581. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/18581. Acesso em: 27 abr. 2024.

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