Apresentação Edição Especial n.1, fev. 2021 – Contribuições e reflexões acerca do ensino das letras e da linguística sob diversos olhares e análises

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14853

Resumo

Contemplando a realidade contemporânea, a Revista EntreLínguas traz artigos com reflexões e contribuições relevantes da grande área de Letras e Linguística em um cenário de transição com inúmeros desafios. A importância de uma formação compreensiva e atualizada, tanto para professores em exercício como para novos professores, torna-se primordial para compreender, respeitar e lidar com diversidades, linguagens em novos espaços educacionais.

Assim, esta edição da Revista EntreLínguas apresenta diversos artigos que abordam o tema do ensino, das letras e da linguística sob diversos olhares e análises, estando presentes nesse compêndio trabalhos das universidades: N.A. Dobrolyubov Nizhny Novgorod State Linguistic University, Kazan Federal University, Xi’na Internacional Studies University, Firat University, Ferdowsi University of Mashhad, American University of Central Asia, Azerbaijan State Pedagogical University, Korkyt ATA Kyzylorda State University, Mahambet Utemisov West Kazakhstan State University, Agrarian University of Havana, Kyrgyz-Turkish University, Abdu Vali Khan University, Sichuan International Studies University, Saint Petersburg State University, L.N. Gumilov Eurasian National University, North-Eastern Federal University, University of Presov e RUDN University.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Sanches da Silveira Gileno, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Docente pelo Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Letras.

Sandra Mari Kaneko Marques, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Professora Assistente Doutora. Coordenadora do Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP)

José Anderson Santos Cruz, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar. Editor Adjunto e Executivo. Assessoria Técnica para periódicos da Educação. Prof. Orientador PECEGE – MBA/USP ESALQ. Editor responsável pela Editora Ibero-Americana de Educação.

Referências

SILVEIRA GILENO, R. S.; KANEKO MARQUES, S. M.; SANTOS CRUZ, J. A. Edição Especial n. 1, fev. 2021 – Contribuições e reflexões acerca do ensino das letras, da linguística sob diversos olhares e análises. Rev. EntreLínguas, Araraquara, v. 7, n. esp. 1, p. 03-11, jan./mar. 2020. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14853

NIANZU, C.; AGEEVA, J. V.; YI, L. Advertising as a platform for language game. Rev. EntreLínguas, Araraquara, v. 7, n. esp. 1, p. 12-21, fev. 2021. e-ISSN: 2447-3529. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14854

ANIFEROVA, V. V.; KIRILLOVA, Z. N.; ALKAYA, E. Chuvash loan words in the dialects of the kreshin tatars. Rev. EntreLínguas, Araraquara, v. 7, n. esp. 1, p. 22-30, fev. 2021. e-ISSN: 2447-3529. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14855

SHTYRLINA, E. G.; KAZANTSEVA, A. M.; HASAN, I. Critical thinking development technology: theoretical basics and application in secondary school (on the example of teaching the russian language). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 7, n. esp. 1, p. 31-38, fev. 2021. e-ISSN: 2447-3529. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14856

DANDAN, S.; FAZLYEVA, Z. K.; SAMARKINA, N. O.; CARLSON, C. Educational web resources as an essential part of the english language learning process. Rev. EntreLínguas, Araraquara, v. 7, n. esp. 1, p. 39-46, fev. 2021. e-ISSN: 2447-3529. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14859

SIBGAEVA, F. R.; NURMUKHAMETOVA, R. S.; RASHIDOVNA, M.; CAFAROV, E. Emotional potential of phraseological units in the tatar language. Rev. EntreLínguas, Araraquara, v. 7, n. esp. 1, p. 47-54, fev. 2021. e-ISSN: 2447-3529. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14871

KOLOSOVA, E. I.; GIMRANOVA, T. A.; ZHENG, Z. Ethnic oriented approach to imperative mood examination in teaching of “Russian as a foreign language” classes. Rev. EntreLínguas, Araraquara, v. 7, n. esp. 1, p. 55-65, fev. 2021. e-ISSN: 2447-3529. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14872

SHAKIROVA, A. M.; FAHRUTDINOVA, R. A.; DIUANOVA, R. K. Idioms as phrasal units in teaching a foreign language in the educational university space. Rev. EntreLínguas, Araraquara, v. 7, n. esp. 1, p. 66-75, fev. 2021. e-ISSN: 2447-3529. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14873

MUSTAFINA, R. F.; SHCHERBAKOVA, I. A.; ILINA, M. S. Interactive teaching methods as means of foreign language communicative competence formation of university students. Rev. EntreLínguas, Araraquara, v. 7, n. esp. 1, p. 76-85, fev. 2021. e-ISSN: 2447-3529. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14874

SIBGAEVA, F. R.; SALAKHOVA, R. R.; BOZBAYEVA, A. G. Language representation of visual perception in the verbal system of the Tatar language. Rev. EntreLínguas, Araraquara, v. 7, n. esp. 1, p. 86-94, fev. 2021. e-ISSN: 2447-3529. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14875

MORDVINOVA, A. R.; SADYKOVA, A. G.; GOLOLOBOVA, N. I. Lingua-pragmatic characteristics of bilingualism coverage in media discourse of Tatarstan. Rev. EntreLínguas, Araraquara, v. 7, n. esp. 1, p. 95-104, fev. 2021. e-ISSN: 2447-3529. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14876

NURUTDINOVA, A. R.; SHELESTOVA, O. V.; BAEZ, I. V. Linguistic and didactic aspects of the “linguistic consciousness” formation in teaching foreign languages: grammar skills formation. Rev. EntreLínguas, Araraquara, v. 7, n. esp. 1, p. 105-114, fev. 2021. e-ISSN: 2447-3529. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14877

TULUSINA, E. A.; SADYKOVA, A. G.; ZARIPOVA, Z. M.; CARLSON, C. F. Linguocultural competence as a basis for foreign language proficiency. Rev. EntreLínguas, Araraquara, v. 7, n. esp. 1, p. 105-125, fev. 2021. e-ISSN: 2447-3529. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14878

NURUTDINOVA, A. R.; SHEININA, D. P.; GAGARINA, V. R.; YOUSAF, M. Linguocultural specifity of phraseological units in the process of teaching languages. Rev. EntreLínguas, Araraquara, v. 7, n. esp. 1, p. 126-134, fev. 2021. e-ISSN: 2447-3529. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14879

GIMRANOVA, T. A.; KOLOSOVA, E. I.; ALEKSANDROVNA, L. R.; AKHMETZYANOVA, L. M. Phonetics teaching in terms of ethnic oriented education of "Russian as a foreign language" classes. Rev. EntreLínguas, Araraquara, v. 7, n. esp. 1, p. 135-143, fev. 2021. e-ISSN: 2447-3529. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14880

MARATOVNA, P. R.; FRIDRIKHOVNA, A. E.; DIAZ, Y. V.; MED, N. G. Phraseological reiteration of English phraseological units designating person’s age and their translation into Russian. Rev. EntreLínguas, Araraquara, v. 7, n. esp. 1, p. 144-153, fev. 2021. e-ISSN: 2447-3529. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14881

GALIULLINA, G. R.; KHADIEVA, G. K.; MUKHAMETGALIEVA, Z. M.; DUBROVINA, M. E. Phraseological units as means of expressing the emotivity in the Tatar language. Rev. EntreLínguas, Araraquara, v. 7, n. esp. 1, p. 154-161, fev. 2021. e-ISSN: 2447-3529. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14882

IBRAGIMOVA, Z. Z. Physicality as a possible key to understanding human nature. Rev. EntreLínguas, Araraquara, v. 7, n. esp. 1, p. 162-172, fev. 2021. e-ISSN: 2447-3529. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14885

AKHMETZYANOVA, L. M.; SHTYRLINA, E. G.; ZHURAVLEVA, Y. A. Regarding the issue of specificity of A.I. Vvedensky's language. Rev. EntreLínguas, Araraquara, v. 7, n. esp. 1, p. 173-183, fev. 2021. e-ISSN: 2447-3529. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14886

KORSHUNOVA, A. A.; PETROVA, S. M. Semiotics of fiction in teaching Russian as a foreign language. Rev. EntreLínguas, Araraquara, v. 7, n. esp. 1, p. 184-192, fev. 2021. e-ISSN: 2447-3529. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14887

MAKRISHINA, N. V.; KHABIBULLINA, E. V.; LUBOMÍR, G. Text-based approach to writing development at the Russian as a second language lessons. Rev. EntreLínguas, Araraquara, v. 7, n. esp. 1, p. 193-202, fev. 2021. e-ISSN: 2447-3529. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14888

SOLODKOVA, I. M.; GRIGORYEVA, E. V.; ISMAGILOVA, L. R. Translating the texts on business and economics: some pitfalls for perspective translators. Rev. EntreLínguas, Araraquara, v. 7, n. esp. 1, p. 203-212, fev. 2021. e-ISSN: 2447-3529. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14889

SHEMSHURENKO, O. V.; NAZAROVA, G. I.; NIZAMIEVA, L. R.; PORSHNEVA, E. R. Use of information technologies in the formation of foreign language communicative competence. Rev. EntreLínguas, Araraquara, v. 7, n. esp. 1, p. 213-222, fev. 2021. e-ISSN: 2447-3529. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14890

SHARAPOVA, D. I.; SALAKHOVA, R. R.; GILAZETDINOVA, G. C.; BOZBAYEVA, A. G. Verb as optativity representation means in differently structured languages. Rev. EntreLínguas, Araraquara, v. 7, n. esp. 1, p. 223-231, fev. 2021. e-ISSN: 2447-3529. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14891

GARAEVA, V. J.; VASHUNINA, I. V. Polycode: creolized text as manipulation means. Rev. EntreLínguas, Araraquara, v. 7, n. esp. 1, p. 232-245, fev. 2021. e-ISSN: 2447-3529. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14892

Downloads

Publicado

28/02/2021

Como Citar

SILVEIRA GILENO, R. S. da; KANEKO MARQUES, S. M.; SANTOS CRUZ, J. A. Apresentação Edição Especial n.1, fev. 2021 – Contribuições e reflexões acerca do ensino das letras e da linguística sob diversos olhares e análises. Revista EntreLínguas, Araraquara, v. 7, n. Esp1, p. 03–11, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iEsp1.14853. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/14853. Acesso em: 12 abr. 2021.