Estruturas e características da educação básica

Uma análise comparada dos sistemas educacionais alemão, brasileiro e italiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v10i00.19822

Palavras-chave:

Educação comparada, Sistema educacional, Educação básica

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a estrutura dos sistemas educacionais alemão, brasileiro e italiano na Educação Básica. Os referenciais teóricos são os documentos oficiais desses países. Os procedimentos metodológicos se baseiam na Educação Comparada e a análise de dados é realizada a partir dos aspectos da organização hierárquica, financiamentos e desafios. Essas divergências podem ser compreendidas à luz das realidades políticas, históricas, econômicas e sociais de cada nação. Os dados apontam o inegável direito constitucional à educação como um aspecto comum. No entanto, é necessário destacar que o estabelecimento desse direito nas Constituições não garante a qualidade e a efetividade do sistema educacional. Por fim, é necessário reconhecer que, apesar dessas similaridades e objetivos constitucionais, a efetividade na implementação e realização desses objetivos pode variar devido a fatores como recursos disponíveis, desigualdades sociais e desafios estruturais em cada país.

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Biografia do Autor

Caique Fernando da Silva Fistarol, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação. Bolsista CNPq.

Isabela Vieira Barbosa, Escola Barão do Rio Branco

Professora. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau.  

James Dadam, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Professor - Departamento de Comunicação/Programa de Pós-graduação em Educação.  

Marcia Regina Selpa Heinzle, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Professora – Departamento de Educação/Programa de Pós-graduação em Educação.

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Publicado

14/11/2024

Como Citar

FISTAROL, C. F. da S.; BARBOSA, I. V.; DADAM, J.; HEINZLE, M. R. S. Estruturas e características da educação básica: Uma análise comparada dos sistemas educacionais alemão, brasileiro e italiano. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 10, n. 00, p. e024026, 2024. DOI: 10.29051/el.v10i00.19822. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/19822. Acesso em: 9 dez. 2024.

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