O Jeca Doente de Problema Vital: Monteiro Lobato e os higienistas de São Paulo em 1918

Autores

  • José Wellington Souza Universidade Federal de Juiz de Fora. Instituto de Ciências Humanas. Juiz de Fora – MG – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.10930

Palavras-chave:

Literatura, Higienismo, Eugenia,

Resumo

Neste artigo, trato da relação de Monteiro Lobato com o movimento Higienista-Sanitarista brasileiro e a consequente mudança de sua definição sobre o homem pobre do campo, que o levou a publicar diversos artigos em defesa da campanha sanitarista, resultando na edição desses artigos sob a forma do livro Problema Vital, de 1918, custeada pela Sociedade Eugênica de São Paulo. A partir de Problema Vital, Jeca Tatu não mais desempenhava o papel da figura emblemática que apresentou em Urupês (1918), mas passa a ser o resultado de infindáveis doenças tropicais passíveis de serem remediadas pelas práticas de higiene, e a literatura lobatiana abandona o caráter literário realista dos primeiros contos, e assume o cientificismo sanitarista, do qual o autor tornou-se espécie de propagandista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Wellington Souza, Universidade Federal de Juiz de Fora. Instituto de Ciências Humanas. Juiz de Fora – MG – Brasil

Possuo graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora, (2006), mestrado em Ciência da Religião pelo PPCIR da Universidade Federal de Juiz de Fora (2010) onde tive experiência com sociologia rural, trabalho antropológico e etnográfico, e doutorado em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal de Juiz de Fora, trabalhando com sociologia da cultura e pensamento social brasileiro. Fui professor de sociologia nos três anos do ensino médio na rede publica de Juiz de Fora-MG de Abril de 2010 a Março de 2013.

Downloads

Publicado

31/07/2018

Como Citar

SOUZA, J. W. O Jeca Doente de Problema Vital: Monteiro Lobato e os higienistas de São Paulo em 1918. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 23, n. 44, 2018. DOI: 10.52780/res.10930. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/10930. Acesso em: 25 abr. 2024.