Mapeando esferas de letramento: o ambiente familiar e o escolar na invenção do sujeito leitor

Autores

  • Thaise da Silva Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.11017

Palavras-chave:

Leitura, Letramento, Família, Educação,

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir as práticas sociais de leitura utilizadas por alunos no ambiente doméstico e sua interação com o escolar. Para tanto, sob a ótica dos estudos sobre letramento, ancorada na perspectiva dos Estudos Culturais, pretende analisar os espaços e os portadores de textos que comumente as abarcam, discutindo a inserção do discurso renovador da leitura na forma como os pesquisados se posicionam frente ao tema. As ferramentas metodológicas utilizadas para a investigação são as análises textual e do discurso. Os materiais foram coletados durante a investigação, mediante questionários respondidos por alunos e seus familiares, com perguntas referentes aos hábitos de leitura e aos materiais utilizados principalmente em suas residências. Os resultados obtidos permitem perceber que a maioria das famílias e das crianças, objetos deste estudo, entende a leitura como fundamental para formação do futuro cidadão e traz consigo os princípios que amparam o discurso renovador da leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaise da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados - Mato Grosso do Sul (UFGD) e professora adjunta da área de Currículo e Alfabetização (UFGD). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infância (GEINFAN) do diretório do CNPq. Foi coordenadora do Curso de Pedagogia (UFGD, 2014- 2017) e coordenadora adjunta do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (UFGD/MEC, 2015-2016). Tem graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2000), especialização em Alfabetização pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA ? 2004), mestrado em Educação pela UFRGS (2008) e doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da mesma instituição (2012). Atuou como professora em distintos níveis de ensino ? na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio ? Curso Normal - no Ensino Superior e em cursos de pós-graduação/especialização ? com crianças, jovens e adultos, tanto em instituições públicas quanto em privadas. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetizações, letramentos, livros didáticos de alfabetização/cartilhas, práticas de leitura e de escrita e processos de aquisição da linguagem oral e escrita.

Downloads

Publicado

31/07/2018

Como Citar

SILVA, T. da. Mapeando esferas de letramento: o ambiente familiar e o escolar na invenção do sujeito leitor. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 23, n. 44, 2018. DOI: 10.52780/res.11017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/11017. Acesso em: 24 abr. 2024.