Mapeando esferas de letramento: o ambiente familiar e o escolar na invenção do sujeito leitor
DOI:
https://doi.org/10.52780/res.11017Palavras-chave:
Leitura, Letramento, Família, Educação,Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir as práticas sociais de leitura utilizadas por alunos no ambiente doméstico e sua interação com o escolar. Para tanto, sob a ótica dos estudos sobre letramento, ancorada na perspectiva dos Estudos Culturais, pretende analisar os espaços e os portadores de textos que comumente as abarcam, discutindo a inserção do discurso renovador da leitura na forma como os pesquisados se posicionam frente ao tema. As ferramentas metodológicas utilizadas para a investigação são as análises textual e do discurso. Os materiais foram coletados durante a investigação, mediante questionários respondidos por alunos e seus familiares, com perguntas referentes aos hábitos de leitura e aos materiais utilizados principalmente em suas residências. Os resultados obtidos permitem perceber que a maioria das famílias e das crianças, objetos deste estudo, entende a leitura como fundamental para formação do futuro cidadão e traz consigo os princípios que amparam o discurso renovador da leitura.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
31/07/2018
Como Citar
SILVA, T. da. Mapeando esferas de letramento: o ambiente familiar e o escolar na invenção do sujeito leitor. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 23, n. 44, 2018. DOI: 10.52780/res.11017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/11017. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.