Jornalistas da economia e homens das finanças: Fascinação, ascendência e ilusão profissional
DOI:
https://doi.org/10.52780/res.12967Palavras-chave:
Jornalismo econômico, Elites, Illusio, Economistas, Finança,Resumo
Objetivo do texto: explorar as relações dos jornalistas da economia com agentes do campo econômico e do campo dos economistas como hierarquizantes de perspectivas sobre a economia. Analisamos 58 entrevistas com jornalistas. Partimos da noção de illusio (Pierre Bourdieu) e exploramos o engajamento deles no trabalho: o engajamento a partir da noção de furo; os meios para os furos mais importantes, as fontes; e a formação das perspectivas sobre a economia. Procuramos revelar as posições de suas fontes e formadores nos dois campos. Resultados: a ideia de “mexer com o mercado” hierarquiza textos e autores; fontes de prestígio perpassaram governos, instituições financeiras e são do espaço finanças; jornalistas estabelecem relações de reciprocidade com agentes desse espaço, conseguem furos, entrevistas; realizam a illusio da profissão e estabelecem posições centrais no jornalismo econômico; os modos de aprendizagem e especialização em economia indicam ascendência dos agentes desse espaço, agentes dominantes no mundo econômico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
29/01/2020
Como Citar
UNDURRAGA, T.; PEDROSO NETO, A. J. Jornalistas da economia e homens das finanças: Fascinação, ascendência e ilusão profissional. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 24, n. 47, 2020. DOI: 10.52780/res.12967. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/12967. Acesso em: 26 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.