Mediação e processos de reconhecimento - Subjetivações para além da produção do consenso único

Autores

  • Renata Medeiros Paoliello UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Faculdade de Ciências e Letras. Campus de Araraquara. Araraquara – SP – Brasil. 14800-901. https://orcid.org/0000-0002-0640-276X

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.13263

Palavras-chave:

Mediação Intercultural, Subjetivações, Reconhecimento de Direitos, Desenvolvimento, Territórios Quilombolas,

Resumo

Considerando o problema da paralisação dos processos de reconhecimento e titulação de áreas remanescentes de quilombos, o artigo visa abordar as diferentes respostas dos beneficiários a esta situação como resultantes de mediações interculturais sobrepostas, e até aqui compartilhadas, entre estes e os diversos agentes atuantes no contexto do reconhecimento, e que exprimem mudanças prático-simbólicas, relacionadas a elaborações subjetivas da experiência política. Respostas estas que, em sua diversidade, tanto se dirigem à adesão às demandas comuns, aglutinadas em torno da condição quilombola, quanto ao dissenso que confronta a ação coletiva, em ambos os casos relacionadas a incorporações contextuais e distintas de discursos desenvolvimentistas em oposição. A reflexão se desenvolve a partir da observação etnográfica e de uma análise de alguns textos produzidos por diferentes agências envolvidas nos processos em curso em territórios quilombolas, mais diretamente na região do Vale do Ribeira, sudoeste do estado de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29/01/2020

Como Citar

PAOLIELLO, R. M. Mediação e processos de reconhecimento - Subjetivações para além da produção do consenso único. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 24, n. 47, 2020. DOI: 10.52780/res.13263. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/13263. Acesso em: 18 abr. 2024.