Raízes da violência urbana
causas de curto e de longo prazo das taxas de homicídios intencionais nas metrópoles brasileiras entre 1992 e 2018
DOI:
https://doi.org/10.52780/res.v29i1.16778Palavras-chave:
Homicídios intencionais, Violência urbana, Estrutura social, Determinantes sociais da violência, MetrópolesResumo
A ideia de uma causalidade social estrutural sobre os homicídios intencionais nos remete à noção de que a violência pode responder a mecanismos persistentes, que atuam no longo prazo, e cujos efeitos podem demorar para aparecer, sendo muitas vezes mediados ou condicionantes de causalidades mais conjunturais. Neste artigo, desenvolvemos esta ideia por meio de uma análise multivariada das taxas de homicídios intencionais nas principais metrópoles brasileiras com dados de 1992 a 2018, distinguindo variáveis de curto prazo, ligados a oportunidades diferenciais, e de longo prazo, ligados à formação de disposições, comunidades e instituições. Os resultados permitem vislumbrar a complexidade temporal da causalidade social da criminalidade violenta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.