Reflexões sobre a dimensão simbólica do processo de empresarização e a constituição do habitus empresarial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.v30iesp1.19347

Palavras-chave:

Processo de empresarização, Pierre Bourdieu, Habitus empresarial

Resumo

Caracterizado pela generalização da ideia de empresa em nosso mundo, o processo de empresarização enquanto abordagem teórica vem sendo debatido, no Brasil, a partir das mais variadas perspectivas e objetos. Neste estudo, nos propomos a realizar uma associação inédita entre a teoria da empresarização às principais contribuições de Pierre Bourdieu para discutir a dimensão simbólica do referido processo e delinear o conceito de habitus empresarial. Observar a dimensão simbólica desse processo, nos permitiu compreender que o habitus empresarial como uma força socializadora, carrega um conjunto de valores e saberes não apenas relacionado a aspectos essencialmente mercadológicos e utilitários, sustentando uma crença nos preceitos empresariais e dando ainda mais força e legitimidade ao processo de empresarização.

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Publicado

21/03/2025

Como Citar

RAKOW, S. S.; RODRIGUES, M. S.; TAVARES, L. F.; LEITE, E. da S. Reflexões sobre a dimensão simbólica do processo de empresarização e a constituição do habitus empresarial. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 30, n. esp1, 2025. DOI: 10.52780/res.v30iesp1.19347. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/19347. Acesso em: 1 abr. 2025.