Cultura e política em Juiz de Fora-MG
articulação entre habitus e comportamento político a partir da técnica de Análise de Correspondências Múltiplas (ACM)
DOI:
https://doi.org/10.52780/res.v30iesp1.19349Palavras-chave:
Sociologia política, Habitus de classe, Comportamento político, Espaço social, Análise de correspondências múltiplasResumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar achados de pesquisas que tenho realizado com eleitores e ativistas na cidade de Juiz de Fora - MG, nas quais investigo como o volume e a composição dos capitais apresentados por estes agentes se relaciona com o seu comportamento político e/ou eleitoral, buscando posicioná-los em espaços sociais construídos por meio da técnica de análise de correspondências múltiplas (ACM). Essas investigações se orientam pelo pressuposto de que o conceito de habitus permite fazer avanços significativos no que tange à compreensão do comportamento e do engajamento políticos no contexto brasileiro contemporâneo. Pensando em termos de um campo científico, a análise do comportamento político de grupos é realizada majoritariamente por uma ciência política de base norte-americana. A ideia, aqui, é apresentar uma abordagem alternativa, pautada teórico-metodologicamente em uma sociologia francesa, sobretudo bourdieusiana, como uma tentativa de buscar uma posição própria na produção “legítima” do conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.