Circulação internacional entre agentes do Ministério Público
construindo um problema de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.52780/res.v30iesp1.19350Palavras-chave:
Ministério Público, Sociologia Política, Circulação internacional, Institucionalização, Saberes de EstadoResumo
A proposta deste texto é discutir uma agenda de pesquisa sobre o Ministério Público (MP) a partir das contribuições da sociologia política e seus caminhos de análise. As investigações sobre esta instituição têm se avolumado nas últimas décadas e possibilitam a exploração de dimensões do processo de institucionalização do grupo que devem ser aprofundadas. A centralidade da instituição no problema de pesquisa visa elaborar tanto os efeitos estruturais da formação do espaço institucionalizado quanto apontar para a possibilidade de aprofundamento da compreensão da dinâmica de internacionalização no universo do direito. Após uma breve discussão do conhecimento já estabelecido sobre o MP indico caminhos de análises a partir das características da formação de grupos de promotores militantes que disputam a definição legítima da instituição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.