A representatividade nos arranjos sociotécnicos de legitimação do canto popular contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.v30i2.19995

Palavras-chave:

Representatividade, Canto popular, Show da Madonna, Rio de Janeiro, Arranjos de visibilidade/legitimação

Resumo

O objetivo deste artigo se concentra nos agenciamentos artísticos musicais nos circuitos de circulação e recepção de bens simbólicos audiovisuais. A finalidade é examinar as mediações com incidência no entrelaçamento mútuo da adoção de estratégias de visibilidade por diferentes perfis de individualidades artísticas com a tomada de posição frente a pautas que envolvem moralidades e a legitimação de bens simbólicos. A tônica analítica estará depositada no encontro entre Madonna, Anitta e Pablo Vittar, no show da cantora estadunidense Madonna, ocorrido em 4 de maio de 2024, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A proposta, no limite, é situar esse encontro entre o que defino por arranjos de visibilidade/legitimação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Farias, Universidade de Brasília (UnB), Brasília – DF – Brasil

Pesquisador de Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq. Professor adjunto do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília e do Programa de Pós-Graduação em Memória: Sociedade e Linguagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Doutor em Sociologia (Unicamp, 2001). Pós-Doutorado em Sociologia (Colégio de México, 2012). Líder do grupo de pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD/UnB). Editor da Revista Arquivos do CMD. Membro do Comitê de Imagem e Som da ANPOCS e do Conselho do Museu Afrodigital do Rio de Janeiro.

Publicado

29/07/2025

Como Citar

FARIAS, E. A representatividade nos arranjos sociotécnicos de legitimação do canto popular contemporâneo. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 30, n. 2, 2025. DOI: 10.52780/res.v30i2.19995. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/19995. Acesso em: 25 dez. 2025.