A construção do capital cultural dos neonativos digitais

geração Z, digitalização e desempenho escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.v30i2.20030

Palavras-chave:

Neonativos digitais, Geração, Capital cultural, Digitalização, Desempenho escolar

Resumo

Este trabalho aborda a construção do capital cultural dos neonativos digitais. Nos últimos vinte anos, a intensificação do processo de digitalização da vida reduziu a legitimidade do capital cultural transmitido pelos pais e chancelado pela escola. No entanto, fragmentos do capital cultural mais distintivo, incorporados na primeira e segunda infância, são utilizados por essa geração para obter um bom desempenho escolar. Os neonativos digitais que pertencem a famílias com maior renda e escolaridade constroem uma infraestrutura tecnológica doméstica responsável pelo advento do capital informacional-digital-tecnológico, útil para a obtenção de um bom desempenho em exames como o ENEM. Esses dois fatores – a apropriação de fragmentos do capital cultural oriundo da família e da escola e a incorporação de um novo capital informacional-digital-tecnológico – se traduzem em competências cognitivas decisivas para o bom desempenho escolar dessa geração, especialmente aqueles que pertencem às famílias que dispõem de maior renda e escolaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

29/07/2025

Como Citar

ALVES, E. P. M.; LIMA, D. N. de S. A construção do capital cultural dos neonativos digitais: geração Z, digitalização e desempenho escolar. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 30, n. 2, 2025. DOI: 10.52780/res.v30i2.20030. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/20030. Acesso em: 25 dez. 2025.