Sem perder a majestade: “profissões imperiais” no Brasil
Palavras-chave:
Sociologia das profi ssões, Ensino superior,Resumo
Esse artigo discute a inserção particular das chamadas profi ssões imperiais – Medicina, Direito e Engenharia – em nosso país, destacando elementos de sua constituição e da situação atual dessas carreiras em um momento de infl exão na política educacional para o ensino superior no Brasil. Sobre esse ponto, indaga: a expansão de vagas verifi cada atualmente no ensino superior alteraria sua posição de destaque? Essa questão é examinada a partir do perfi l socioeconômico dos futuros profi ssionais dessas áreas, em comparação com o de outras carreiras. Por fi m, levanta a questão da hierarquia de carreiras em sua expressão de mercado, bem como na diferenciação e hierarquização interna do próprio campo do ensino superior.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.