Sobre a aplicabilidade da teoria de Ulrich Bech à realidade brasileira: situação de saúde e ação política
Palavras-chave:
Teoria social, Sociedade de risco, Saúde pública, Política,Resumo
Este artigo é parte dos resultados da pesquisa sobre a obra de Ulrich Beck, mais especifi camente sobre a teoria da sociedade de risco. Trata-se de um ensaio no qual se argumenta sobre a pertinência das proposições teóricas do autor e sua aplicabilidade aos estudos brasileiros. Toma-se o campo da Saúde Pública, no Brasil, como universo de análise, e mostra como a situação de saúde e o sistema de saúde, no país, refl etem as questões teóricas propostas por Beck. Abordam-se as novas desigualdades sociais, a invisibilidade e imperceptibilidade dos processos, a complexidade causal dos fenômenos, os efeitos colaterais latentes e a questão da (sub)política, tendo sempre por referência o campo da Saúde Pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.