A produção industrial de serviços postais e o caráter conflitivo da gestão do trabalho nos correios
Palavras-chave:
Gestão da produção, Indústria de serviços, Correios, Relações de trabalho, Conflito,Resumo
Neste artigo, resultado de um estudo realizado na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), objetivou-se compreender como a ECT utiliza-se de técnicas e princípios industriais para a organização de seu processo de trabalho e como esses métodos de gestão oriundos de um modelo industrial influenciam a configuração das relações de trabalho. Para chegar a esse objetivou, buscou-se responder as seguintes questões: Como as práticas de gestão do processo de trabalho de uma empresa de serviço foram organizadas a partir de uma lógica industrial e quais as características da mesma? Como as relações sociais entre os funcionários de uma unidade operacional têm suas relações influenciadas por essas práticas de gestão? Como essas relações sociais articulam-se à gestão das relações de trabalho? A pesquisa foi realizada em um Centro de Distribuição Domiciliária e incluiu entrevistas com carteiros e com gestores, análise documental e observação direta das atividades de trabalho. Verifica-se um hibridismo das práticas de gestão, o controle sobre os trabalhadores e um autoritarismo nas relações de trabalho, além de constante pressão, intensificação do trabalho, fragmentação e individualização das atividades e uma noção de “tempo escasso” muito acentuada. Aspectos da gestão que propiciam um caráter conflitivo às relações sociais entre trabalhadores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
TEIXEIRA, T. G. A produção industrial de serviços postais e o caráter conflitivo da gestão do trabalho nos correios. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 16, n. 31, 2011. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/4519. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.