A produção industrial de serviços postais e o caráter conflitivo da gestão do trabalho nos correios

Autores

  • Tadeu Gomes Teixeira

Palavras-chave:

Gestão da produção, Indústria de serviços, Correios, Relações de trabalho, Conflito,

Resumo

Neste artigo, resultado de um estudo realizado na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), objetivou-se compreender como a ECT utiliza-se de técnicas e princípios industriais para a organização de seu processo de trabalho e como esses métodos de gestão oriundos de um modelo industrial influenciam a configuração das relações de trabalho. Para chegar a esse objetivou, buscou-se responder as seguintes questões: Como as práticas de gestão do processo de trabalho de uma empresa de serviço foram organizadas a partir de uma lógica industrial e quais as características da mesma? Como as relações sociais entre os funcionários de uma unidade operacional têm suas relações influenciadas por essas práticas de gestão? Como essas relações sociais articulam-se à gestão das relações de trabalho? A pesquisa foi realizada em um Centro de Distribuição Domiciliária e incluiu entrevistas com carteiros e com gestores, análise documental e observação direta das atividades de trabalho. Verifica-se um hibridismo das práticas de gestão, o controle sobre os trabalhadores e um autoritarismo nas relações de trabalho, além de constante pressão, intensificação do trabalho, fragmentação e individualização das atividades e uma noção de “tempo escasso” muito acentuada. Aspectos da gestão que propiciam um caráter conflitivo às relações sociais entre trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

TEIXEIRA, T. G. A produção industrial de serviços postais e o caráter conflitivo da gestão do trabalho nos correios. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 16, n. 31, 2011. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/4519. Acesso em: 23 nov. 2024.