Os efeitos da política de produtividade para as novas gerações de acadêmicas na fase do doutorado

Autores

  • Silvana Maria Bitencourt UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso. Instituto de Ciências Humanas e Sociais – Departamento de Sociologia e Ciência Política. Cuiabá – MT – Brasil.

Palavras-chave:

Política de produtividade, Fase do doutorado, Habitus acadêmico,

Resumo

Este artigo analisa a política de produtividade para as novas gerações de acadêmicas que vivenciam a fase do doutorado em uma universidade pública brasileira. Pretendeu-se demonstrar como as acadêmicas tem compreendido a produção do conhecimento e quais têm sido suas principais dificuldades e motivações para fazer um curso de doutorado na atualidade, considerando que estas mulheres buscam a partir da conclusão do doutorado, melhores possibilidades para competir no mercado de trabalho. Concluiu-se que apesar das dificuldades vivenciadas durante a fase do doutorado as acadêmicas incorporam o habitus acadêmico socialmente valorizado, mesmo tendo consciência que o mesmo tem provocado efeitos negativos para as suas vidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Maria Bitencourt, UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso. Instituto de Ciências Humanas e Sociais – Departamento de Sociologia e Ciência Política. Cuiabá – MT – Brasil.

Professora Adjunta II da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT, campus Cuiabá. Socióloga com graduação em Ciencias Sociais (licenciatura e bacharelado) , mestrado e Doutorado em Sociologia Política pela UFSC,realizou estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal em 2010). Tem experiência na área de Sociologia da Educação, Epistemologia das ciências, Teoria sociólogica e Feminista com ênfase em Estudos de gênero atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, ensino de Sociologia, carreira acadêmica e politica de produtividade; maternidade e sofrimento psíquico; cultura da engenharia e masculinidade.(Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

14/01/2015

Como Citar

BITENCOURT, S. M. Os efeitos da política de produtividade para as novas gerações de acadêmicas na fase do doutorado. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 19, n. 37, 2015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/6834. Acesso em: 30 jun. 2024.